Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 20/8/2020 - quinta-feira

O Sindicato deve atuar também pela
cidadania do trabalhador, diz Pereira

Nosso presidente José Pereira dos Santos falou nesta quinta, às 11 horas, na live semanal do Sindicato. Ele ressaltou a importância da continuidade nos projetos pela Chapa 1. Também destacou as conquistas de PLR - Participação nos Lucros e/ou Resultados.

Ele relembrou lutas vitoriosas fora das fábricas, como o início do saneamento básico em Guarulhos, a construção de passarelas na Dutra e a pavimentação em Cumbica. “Acabou o atoleiro, que prejudicava os trabalhadores e as empresas”, diz Pereira.

O presidente deixou uma mensagem de esperança. “O brasileiro sabe que somos um grande País. Precisamos, porém, de uma classe dirigente que tenha amor ao povo e ao Brasil. Só depende de nós”.

TRECHOS PRINCIPAIS
:

Continuidade - Precisamos sempre ter mentalidade de avanço e crescimento. Desde que assumi o Sindicato, sabia que um dia eu teria que sair. E construí isso. O companheiro Cabeça, atual vice, já estava sendo preparado para liderar. O momento chegou. Comecei aqui com 26 anos e hoje estou com 61. Temos que saber o momento da mudança. A entidade continuará crescendo.

Começo -
O Sindicato começou com uma casinha, em 1963, com José Inácio. Hoje estou no quarto mandato como presidente e chegou o momento de passar o bastão para que outro dê continuidade.

PLR - Foi uma conquista que tivemos no último dia de governo do Itamar Franco. Ciro Gomes estava no Ministério da Fazenda e, na época, Paulinho da Força conseguiu garantir que o direito a PLR fosse assinado. Os metalúrgicos sempre negociaram. A participação é uma das coisas que conseguimos implantar e o trabalhador tem praticamente hoje um 14º salário ou até mais.

Conquistas - O Sindicato tem feito muito, fora da porta de fábrica. O asfalto que chega no Primavera e Vila União foi conquista do Sindicato. A passarela em frente à Yamaha foi uma reivindicação de anos, que conseguimos no governo do Almeida. Conseguimos também a passarela em frente à Modine. Se tem Poupatempo hoje em Guarulhos, foi uma reivindicação nossa no governo Covas. Auxiliamos muito no crescimento da cidade.

Ônibus - Conseguimos levar ônibus para a baixada de Cumbica. Na década de 80, trabalhei lá. Descia do ônibus no Parque Cecap, atravessava o rio sujo e tinha que tirar o sapato. Hoje tem toda uma infraestrutura graças ao movimento sindical.

Pandemia - Nosso trabalho pela sociedade é constante. Nesta pandemia colocamos carros na rua para alertar a sociedade sobre os cuidados e importância do distanciamento.

Protocolo -
Nossos políticos não estavam prevendo o que aconteceria no País. Foi tudo muito rápido. Em Guarulhos, o prefeito iniciou fazendo um bom trabalho, mas depois a sociedade queria um retorno seguro. Nossa participação foi importante para criação do protocolo de segurança no transporte.

Eleição - A chapa 1 é a continuidade de um trabalho de mais de 50 anos e fará jus ao que fizemos até hoje. Desejo sorte ao Cabeça, líder da chapa, e a nova diretoria. Agradeço a todos que me ajudaram a construir isso e estão cedendo espaço para os jovens. O novo mundo do trabalho vai exigir da inteligência de cada um. Não é hora de desanimar. Avancemos. 

Live - Assista abaixo a entrevista completa.



Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email