Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 18/9/2020 - sexta-feira

Dirigente comerciário destaca unidade
sindical na luta por emprego e direitos

Toda quinta, o Sindicato exibe live em nosso Facebook. A mais recente é com o dirigente comerciário Walter dos Santos. Experiente, defensor da unidade sindical, ele relembra também seu passado metalúrgico.

O presidente do Sindicato com base em Guarulhos, Arujá, Poá, Itaquaquecetuba, Ferraz e Santa Isabel valoriza o impacto da Participação nos Lucros e/ou Resultados junto aos comerciários. Ele diz: “A PLR conquistada pelos metalúrgicos e outras categorias aquece o comércio, aumenta o ganho dos nossos comissionistas e ajuda a manter empregos”.

TRECHOS PRINCIPAIS DA LIVE: 

Começo - Iniciei na lavoura, na região de Votuporanga. Depois mudei pra São Paulo. Com 14 anos trabalhei em metalúrgica e logo me passaram a encarregado da sessão de solda. Também fui torneiro.

Comércio - Meu primeiro emprego no comércio foi nas Casas Pernambucanas, em São Paulo.  Me destaquei nas vendas. Então, pedi transferência e me mandaram pra Guarulhos. Foram oito anos na Pernambucanas. Nesse tempo, me associei ao Sindicato. 

Sindicato - Entrei em 1966 como sócio. Eu era uma espécie de secretário, mesmo trabalhando na Pernambucanas. Em 1970, pediram que eu cuidasse do Sindicato. Fomos despejados, veio a intervenção. Acabei me tornando presidente porque ninguém queria, devido a tantos problemas.  

Sede - Depois da Pernambucanas fui trabalhar na Senap, distribuidora de veículos, da Ford. Trabalhei lá 22 anos. Ao mesmo tempo, reorganizamos e capitalizamos o Sindicato.

Estrutura - Temos sede própria no Centro de Guarulhos, subsede em Itaquaquecetuba, Clube de Campo e Pesqueiro em Santa Isabel, além do CQC - Centro de Qualificação do Comerciário.

CQC - Utilizamos pra cursos de qualificação e seleção. Cedemos a empresas para seleção e treinamento. Também pode ser usado por outras categorias profissionais. Nosso intuito é ajudar, principalmente o desempregado. É tudo gratuito.

Guarulhos - Antes, só havia a rua D. Pedro II, duas quadras. Depois veio o Shopping Internacional, o Poli, o Bonsucesso e o Maia. Hoje também são fortes os setores de supermercados e os depósitos ou centros de distribuição. 

PLR - Em Guarulhos o comércio vai bem porque ainda temos muitas indústrias. Os valores das Participações nos Lucros e/ou Resultados sempre desaguam no comércio. Isso ativa as compras e ajuda a manter o emprego do comerciário. 

Governo - Guarulhos carece de uma política para o emprego. Temos boas rodovias e um belo aeroporto. Mas é necessário melhorar a infraestrutura, atrair investimentos. Agora, com o GT formado pelas Centrais CUT, Força, UGT e CSB junto à Prefeitura, sempre reivindicamos melhorias ao governo municipal. 

Supermercados - Os representantes patronais não querem negociar a Convenção Coletiva do ano de 2019. Então, o Sindicato firma acordos individuais com os donos de supermercados. O reajuste é 4,5%, com a manutenção dos diretos da Convenção Coletiva.

Pandemia - O comerciário é vítima também. Muitos setores foram afetados. Mas os segmento de farmácias e supermercados venderam mais. E os maus comerciantes ainda subiram os preços.

Saudações - Fiquei feliz com a votação da categoria metalúrgica na Chapa 1. Desejo ao Cabeça, ao Pereira e a demais diretores muito sucesso no futuro mandato. No que precisar de nós, comerciários, basta chamar.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email