Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 2/12/2020 - quarta-feira

Presidente Pereira alerta sobre
alto índice de abstenções e nulos

Toda quarta, nosso presidente José Pereira dos Santos publica artigo no Guarulhos Hoje. Nesta semana, o jornal traz texto crítico ao alto índice de abstenções, votos brancos e nulos, especialmente no segundo turno.

Pereira aponta que 23,81% dos eleitores guarulhenses deixaram de exercer seu direito de voto, enquanto outros 10,59% anularam e 4,38% votaram em branco. O total é de 38,78%, quase o mesmo índice do segundo colocado, Elói Pietá (PT), que ficou com 42,17%.


Nosso presidente lembra que aprendeu a importância da política no antigo Partidão e por isso valoriza a participação popular. E questiona: "Se o voto coletivo tem um poder político transformador, e tem, por que tantas pessoas abrem mão desse poder?"

Para Pereira, o índice de abstenções, nulos e brancos enfraquece a representatividade dos eleitos e passa a perigosa ideia de que votar é algo secundário. E seu texto alerta: "Temos, diante de nós, o dever de realizar uma forte campanha cívica de valorização do voto e mostrar exemplos das vezes em o voto ajudou a melhorar o País".

Prioridade - O presidente José Pereira dos Santos reforça que o principal dever dos governantes eleitos é enfrentar a pandemia e estimular a geração de empregos. 

Leia - Clique aqui e leia o artigo do Pereira na íntegra.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email