Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 15/1/2021 - sexta-feira

Fechamento da Ford é problema
de política industrial, diz economista

A live metalúrgica entrevistou quinta (14) Pedro Afonso Gomes, presidente do Sindicato dos Economistas do Estado de São Paulo. Questionado sobre o fechamento da Ford no Brasil, ele afirmou que a saída da montadora do País é um problema “setorial e de política industrial”.

A política industrial é um conjunto de ações que envolve os setores público e privado para formar uma visão estratégica para o crescimento da indústria de uma nação. Para Pedro Afonso, essa política não foi bem desenvolvida pelo governo federal. Ele diz: “Quando é bem desenvolvida, gera resultados. O governo tem que responder com aquilo que consegue fazer. E não fez”.

BNDES - O economista também criticou a montadora, que sempre dependeu de subsídios públicos para se sustentar. Ele afirma: “Desde os anos 50, a indústria funciona a base de subsídios. Ou seja, de redução de impostos, deferimento, empréstimos. A Ford tomou empréstimo de mais de R$ 300 milhões do BNDES dizendo que ia gerar empregos. E não gerou. Agora o banco está cobrando”. E concluiu: “Cada negócio tem que sobreviver na relação entre seus custos e o consumidor. Ninguém pode ser sustentado só com recursos públicos, principalmente uma multinacional”.


Coordenador da Agência Sindical, jornalista João Franzin entrevista Pedro Afonso

Principais trechos da entrevista: 

Economista - Analisamos o mundo. A formação é voltada pra finalidade de aumentar a renda e a riqueza da população em geral. O economista faz isso buscando otimizar os recursos.

Função - Função do economista é recuperar finanças de empresas. Estudar novos mercados, porque aumenta o lucro do patrão. O economista otimiza situações. Faz análises do mundo que está fora da empresa e do que ela produz e pode melhorar em termos de desempenho.

Recuperação - A empresa percebe que está mal quando não tem salário pra pagar seus compromissos. O economista entra pra fazer a reestruturação. Nas 27 empresas que recuperei, verificamos se a produção está otimizada. Analisamos vendas, logística, pagamentos das contas e, a partir disso, fazemos a recuperação.

Contratação - Pode ser contratado pra um trabalho continuado e/ou pontual. O economista pode orientar a empresa a se reestruturar e seguir.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email