Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Renault do Paraná chama 500
metalúrgicos de volta ao trabalho

A fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) reconvocou para o trabalho cerca de 500 metalúrgicos que estavam com o contrato suspenso por cinco meses. Sinal evidente de que o setor automotivo está reaquecendo, a produção está em alta e as vendas aumentaram em janeiro.

O secretário-geral Heleno Benedito da Silva (Montanha) comenta: “É uma excelente notícia. Muitas empresas de Guarulhos que demitiram trabalhadores nos últimos dias em nome da crise, vão chamar os companheiros de volta ao trabalho em breve”.

Acordo – Mais de 1.000 metalúrgicos paranaenses estão afastados desde o dia 5 de janeiro e retornariam somente em 5 de junho. Entretanto, 500 deles voltam normalmente às suas funções já em março. A previsão é de que a fábrica trabalhe com metade do segundo turno entre os dias 5 e 20 de março, o que aumentaria a capacidade de produção dos atuais 380 para até 540 carros por dia. Quanto aos outros 500 funcionários que ainda estão afastados, a expectativa é de que eles voltem ao trabalho ainda no primeiro semestre deste ano.

Em dezembro do ano passado, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba fechou acordo com a Renault, que previa a suspensão do contrato de trabalho de mil funcionários, conforme o artigo 476 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Foi uma alternativa encontrada entre as partes para evitar a demissão destes trabalhadores.

Pelo acordo, os companheiros paranaenses continuariam recebendo seus salários normalmente, sendo uma parte paga pela empresa e outra com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Os trabalhadores fariam também cursos de qualificação profissional, com carga horária de 140 horas, custeado pela empresa. O acordo foi aprovado em assembleia pelos metalúrgicos no dia 5 de janeiro.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email