Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 24/3/2021 - quarta-feira 

A profecia de Mandetta

Os países são assim: ou têm governo ou não têm governo. A explosão da pandemia denuncia a falta governo em nosso País. Entenda-se por governo um comando administrativo e político que atenda às urgências, planeje o que há de ser feito e aponte para o futuro. Um comando que cuide da Nação.

Nossa Saúde não tem governo. Aliás, o Ministério tem dois titulares, pois o doutor Queiroga ainda não assumiu e o general Pazuello continua em seu posto. Por causa dessas confusões todas, a Pasta não orienta a população, não coordena ações em âmbito nacional e retarda a vacinação.

A economia também está sem comando. A Ford fechou, demitiu em massa e o governo nada fez. A Volkswagen decidiu paralisar uma semana todas as suas unidades. Segundo seu presidente, Pablo Di Si, “a empresa não pode ficar alheia ao agravamento da pandemia e ao aumento na taxa de ocupação dos leitos de UTI”. Ou seja, a Volks tem governo.

Em nosso Estado, gostemos ou não, Doria tem iniciativa. São Paulo foi o primeiro Estado a vacinar. O governador tem variado as providências e manejado a situação conforme as fases da doença - amarela, roxa etc. Agora, anuncia em Ribeirão Preto uma usina pra produzir oxigênio. 

Veja os Estados Unidos. Com Joe Biden, o governo passou a atuar com firmeza. A vacinação foi acelerada e até final de maio todos os adultos deverão estar vacinados. A ação deu frutos, tanto que em fevereiro conseguiu baixar 75% da média de contaminação, em relação a janeiro. Ou seja, os Estados Unidos têm governo.

No momento em que escrevo este texto chegam informes alarmantes de diversos pontos. O Distrito Federal é a unidade com a mais alta renda per capita do País. Pois bem: lá, o sistema público e privado entrou em colapso, 400 pessoas estão na fila por UTI e cadáveres são amontoados em corredores de hospitais.

Quando titular da Saúde, o ministro Mandetta fez uma previsão sombria. Disse que, sem testagens e vacinação, veríamos caminhões do Exército lotados de cadáveres - numa cena dos campos de concentração nazistas. Bolsonaro tinha inveja de seu ministro e se livrou dele. Mas não nos livrou da profecia macabra.

Guarulhos - O sindicalismo se articula por vacina e cobra apoio das autoridades. Do vereador ao presidente da República. 

José Pereira dos Santos - Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br 
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico 
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email