Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 1º/4/2021 - quinta-feira

História iniciada em 1963 segue
firme em prol dos metalúrgicos e do Brasil

Abril é duplamente o mês do metalúrgico. Primeiro porque é neste mês que nosso Sindicato aniversaria. Completamos 58 anos no dia 30. Segundo porque o dia 21, feriado do Tiradentes, é o Dia do Metalúrgico. Tiradentes é o nosso patrono.

História - Até 1963, éramos base do Sindicato da Capital. Mas um grupo de idealistas formou a Associação em nosso Município, dando um passo importante para o futuro Sindicato. Aquele sonho se concretizou em 30 de abril de 1963, quando o presidente da República, João Goulart, e seu ministro do Trabalho, Almino Afonso, assinaram nossa Carta Sindical.

Tudo ia bem. O Sindicato se consolidava, a categoria crescia, as lutas sindicais e pelas reformas de base empolgavam a classe trabalhadora e estimulavam o debate nacional. Essa movimentação, contudo, desagradava setores do capital, os interesses dos EUA, segmentos militares e a própria grande imprensa. Resultado: na madrugada do 1º de abril de 1964, deram um golpe de Estado, com a imposição de uma ditadura.

As perseguições não tardaram. Nosso Sindicato foi invadido por forças supostamente policiais. A diretoria foi cassada pelo governo e o Sindicato sofreu intervenção. José Mathias, nosso primeiro presidente, não pôde seguir à frente da entidade. Joaquim dos Santos Andrade foi nomeado interventor, que ficou no posto até 1965.

Mas, com muito custo, recuperamos a autonomia. O próximo presidente foi o companheiro Vicente Gonçalves. Na sequência vieram Arnaldo Paixão, Edmilson Felipe Nery, Francisco Cardoso Filho (Chicão) e o atual presidente, José Pereira dos Santos, que fica à frente da entidade até julho, quando assume Josinaldo José de Barros, o Cabeça.

Contar toda essa história nos obrigaria a produzir um texto muito longo. De todo modo, fizemos esse registro dos fatos e para que a memória da categoria não se perca. Em resumo: nascemos na democracia, fomos agredidos pela ditadura, mas resistimos, ajudamos a reconquista da democracia, vivemos em épocas de crescimento e de recessão e o Sindicato está aqui, firme na defesa da categoria metalúrgica.

Pereira - O presidente José Pereira dos Santos comenta: “A história do nosso Sindicato não se restringe às lutas trabalhistas. Nossa entidade sempre foi engajada nas lutas cidadãs e no trabalho de inclusão social. Essa postura ajudou a fincar raízes sólidas, sempre com o apoio da nossa base”.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email