Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 13/4/2021 - terça-feira

Sindicato defende a natureza
e consegue melhorias ambientais

A defesa da natureza se confunde com a história de 58 anos do nosso Sindicato. Um dos marcos dessa luta é o próprio Clube de Campo, cedido em comodato pela Prefeitura, em 1985. Hoje, o Clube tem sete alqueires de área, dos quais quatro são de Mata Atlântica.

O Clube também tem várias nascentes, todas tratadas pelo Sindicato. Até o córrego que entra poluído no Clube recebe tratamento e deságua limpo em córrego lateral ao Clube de Campo, no Parque Primavera.

Nosso presidente José Pereira dos Santos conta: “O Antônio Augusto, o Fuminho, o Tieta e outros companheiros do Sindicato tratam o Clube com muito carinho. O mesmo carinho demonstrado pelas famílias metalúrgicas que utilizam o local”. Para Pereira, “o trabalhador tem amor à natureza e ajuda a preservar o ambiente no Clube”.


Em 2009, publicamos revista "Defenda a vida, Proteja a natureza"

História - Um fato relevante se deu em 20008 quando da campanha eleitoral para prefeito. Nosso Sindicato entregou uma Carta ao então candidato Sebastião Almeida (ex-metalúrgico da Borlem) e ele assumiu vários compromissos com a categoria. A saber: 

. Aumentar os investimentos em saneamento básico. Água para todos e tratamento de esgotos;

. Parar com os despejos de esgotos pelo SAAE em nosso Clube (na primeira semana de governo Almeida, o despejo parou);

. Entre outras melhorias.

Cumbica - A Baixada, onde moram famílias e há um grande número de fábricas, vivia no atoleiro e no poeirão. O Sindicato fez pressão e conseguiu asfaltamento de ruas e avenidas, o que resultou em ganhos na qualidade de vida, valorização dos imóveis e melhoria no transporte público.

Prêmio - Nossa luta pela natureza obtém amplo reconhecimento público e das autoridades. É o caso do “Selo Ambiental”, criado pela então vereadora Luíza Cordeiro, e que nos foi outorgado durante vários anos pela Câmara Municipal de Guarulhos.


Nosso Clube tem quatro alqueires de mata atlântica

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email