Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 23/4/2021 - sexta-feira

Presidente da Federação valoriza conquistas metalúrgicas em live


O presidente da Federação dos Metalúrgicos de São Paulo, Eliseu Silva Costa, participou da nossa live semanal. A entrevista, conduzida pelo jornalista da Agência Sindical, João Franzin, aconteceu nesta quinta (22), pelo Facebook.

Eliseu falou da importância dos Sindicatos na vida não só dos trabalhadores, mas de toda a família do empregado. Ele diz: “Quando os Sindicatos lutam por melhores salários e melhores condições de vida pro trabalhador, automaticamente beneficia toda a cadeia familiar, como pai, mãe, esposa e filhos”.

Ele também exaltou as conquistas dos Sindicatos Metalúrgicos. “Lá atrás, conquistamos convênio médico, cesta básica, transporte e muito mais. Sem falar das Convenções Coletivas de Trabalho, que possuem quase 100 itens que beneficiam a todos”.


Jornalista João Franzin entrevista Eliseu Silva, presidente da Federação dos Metalúrgicos

Leia trechos principais: 

Guarulhos - Gostaria de parabenizar o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região que completará 58 anos de lutas, glórias e história. Parabenizar a todos que compuseram diretoria e todos que fazem parte dessa entidade. Também queria parabenizar o Dia do Metalúrgico, as diretorias dos 53 Sindicatos, em especial aos aposentados, que têm história de muita luta.

Federação - É superior ao Sindicato. Tem papel na organização da sua base territorial. Auxilia todos os Sindicatos. Faz assessoria política, jurídica e econômica. Organiza as campanhas salariais, negociações.

Cartilha - Nossa cartilha foi distribuída pra todos e mostra a importância da entidade na vida familiar. Mostra que luta por melhores salários e melhores condições. Incentivamos o pai de família a estar na assembleia. Hoje temos muitos jovens na categoria. Eles não sabem das lutas, greves que tivemos pra conquistar convênio, refeição, transporte.

Convenção - Todas as negociações têm a Convenção. São itens que temos acima da legislação. Temos perto de 100 itens que beneficiam o trabalhador. Como a lei das garantias ao acidentado. Outras categorias não têm. Adicional noturno, pela lei é 20%, nós temos 35% até 50%.

Pandemia - Procuramos negociar com as empresas o maior número possível de horários de refeição. Reorganizamos o transporte. Negociamos pra que empresas paguem vale combustível. Só vai resolver quando vacina estiver aplicada em toda a Nação. Conscientização é a orientação.

Jovem - Fazem parte da nossa luta. Com retiradas de direitos que o governo fez, os jovens estão sentindo na pele. Mas é um trabalho que cabe a nós trazê-los pra lutar e mostrar a importância dele. Não basta ter clube, promoção. Tem que mostrar pra eles as conquistas do passado, luta de sangue, greve.

História - Tenho muito orgulho de ser metalúrgico. Fiz Senai em 1973. Primeiro emprego de office boy. Sou metalúrgico. Só na Dana são 43 anos de Carteira. Eu comecei como plainador, depois fresador, depois mandrilhador.

Esperança - Mensagem que deixo é fé em Deus. E também para os dirigentes nunca perderem a essência na questão da luta. Precisamos continuar lutando. Não tenho dúvida que a vacina vai chegar, economia melhorar, emprego vai voltar. A melhor arma que nós temos nesse momento é a luta. Não desanime.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email