Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 29/4/2021 - quinta-feira

Sindicato completa 
58 anos nesta sexta

Nesta sexta (30), nosso Sindicato completa 58 anos. A entidade recebeu Carta Sindical do presidente Jango, em 30 de abril de 1963. Um ano depois, veio a ditadura, a primeira diretoria foi cassada e o Sindicato sofreu intervenção.

Devido à pandemia, não haverá cerimônia presencial. Os 58 anos serão comemorados com entrega de medalha (em casa ou local de trabalho) a associados mais antigos. Seis profissionais da saúde receberão medalha especial. Nosso presidente José Pereira dos Santos afirma: “Temos que valorizar esses heróis”. 

Pereira ainda comenta: “Nascemos na democracia, sofremos com a ditadura, participamos das jornadas pela redemocratização, enfrentamos carestia e planos econômicos, mas resistimos”. A luta, agora, ele diz, é por emprego, direitos, vacina pra todos e Auxílio Emergencial de R$ 600,00 aos mais pobres.


Pereira discursa para metalúrgicos de Guarulhos no evento de 1º de maio de 2004

Guarulhos, que ainda tem base industrial forte, perdeu pujança. O vice Josinaldo José de Barros (Cabeça) afirma: “O Sindicato defende um plano efetivo para nosso parque fabril. É um desafio de governantes, empresários e também dos trabalhadores”.

PLR - Ao longo da sua história, conseguimos ampliar direitos na Convenção Coletiva.  Outra marca forte é o pagamento de Participação nos Lucros e/ou Resultados da empresa. A meta é conseguir PLR pra 100% da base, que tem hoje 41 mil trabalhadores, em Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel. O número de fábricas está em cerca de 800, nos quatro municípios.

Lazer - O principal lazer metalúrgico é o Clube de Campo no Parque Primavera, com sete alqueires, complexo aquático, pesqueiro e outros atrativos. Devido à pandemia, o Clube está fechado.


Clube de Campo é a grande atração da categoria

Social - Também é marca do Sindicato a atuação social em apoio a crianças e adolescentes carentes e a desempregados. Atualmente, a entidade realiza campanha pra arrecadar cestas básicas e donativos a famílias carentes.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email