Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 14/5/2021 - sexta-feira

Criadora do Beleza na Periferia
elogia força do povo e pede união

A Live Metalúrgica quinta recebeu a ex-Miss Guarulhos e empreendedora Mayara Moura. Na conversa com o jornalista João Franzin, Mayara destacou a força do povo da periferia em lutar pelos seus sonhos e fazer do bairro um lugar melhor.

Aos 29 anos, a moradora de Cumbica coordena o Beleza na Periferia, projeto que criou e tem como foco principal auxiliar jovens das comunidades a elevar sua auto estima e prepará-los para a vida profissional.

Mayara integra, ainda, o Mulheres do Brasil, criado por Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza. Esse grupo luta em várias frentes por políticas sociais à população mais carente e também de valorização do empreendedorismo.


TRECHOS PRINCIPAIS:

O que é o Beleza na Periferia
Quando criei o projeto, a ideia era mostrar que existe beleza na periferia. E não só a exterior, mas a beleza das pessoas simples acreditarem em seus sonhos.

Grupo Mulheres do Brasil
O Grupo Mulheres do Brasil atua não só no empoderamento feminino. Atuamos nas frentes de políticas sociais e empreendedorismo. Entrei no grupo em 2018, que me dá muita força pra continuar.

Luiza Trajano
Sou grata a ela e a todo o Grupo Mulheres do Brasil. Ela leva energia boa ao grupo. É uma pessoa simples e muito atuante. Apoia os núcleos e comitês.

Iniciativas
Beleza na Periferia nasceu em 2013, quando fui eleita Miss Guarulhos. Nem sempre tiramos da gaveta o sonho e começamos a fazer. Comigo também foi assim. O objetivo do projeto é a auto estima do jovem dos bairros. Me qualifiquei, montei projeto nos abrigos, fazia rodas de conversa. Quando a gente começa a ouvir as histórias, passa a entender as pessoas. A auto estima é o grande pilar. Sem ela, você não consegue se dar bem em relacionamentos pessoais ou profissionais.

Pandemia
Conseguimos doações de cestas básicas e ovos de Páscoa. O Beleza na Periferia se reinventou, porque a ideia não é assistencialismo. Mas por que não usar minha rede de contatos pra ajudar quem precisa? As iniciativas tiveram grande impacto. 

Realidade
A pandemia escancarou uma realidade que já exista. E tem uma carência maior agora. Muita gente perdeu o emprego. Devemos nos unir pra fazer o bem. 

Novidades
O projeto se modifica. Conseguimos apoio da USP, vamos levar o projeto para o online. Faremos uma mentoria com os jovens e dar direcionamento a eles.

Conselho
Sempre falo: "Comece com o que você tem". Busque forças dentro. Reconheça quem você é, quem você representa. Se deixamos de sonhar e de acreditar, o mundo inteiro perde com isso.

Contatos
Pode ser nas minhas redes sociais. Se você puder contribuir, não precisa ser dinheiro. A sua palavra fortalece nosso propósito.

Futuro
Em junho, teremos o Impacta Jovem, com apoio da USP, online e gratuito. Teremos mentoria e direcionamento profissional. Queremos impactar no mínimo 200 jovens - que eles sejam ajudados hoje pra poder amanhã ajudar.

Assédio
Quando a mulher sai de casa pra trabalhar, já sofre assédio no transporte. Antes mesmo de ser miss, eu sofri assédio. Mas sempre soube me impor, acabei amadurecendo. E isso me ajudou a superar.

Dificuldades
Não devemos romantizar a pobreza. Também não basta só acreditar. É muito grande a necessidade do pessoal da favela. Temos que nos unir com o povo. Existe muito sonho na periferia, muita força, muita garra.

ASSISTA
Clique no player abaixo e assista na íntegra a Live Metalúrgica com Mayara Moura.