Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 31/5/2021 - segunda-feira

Condicionamento físico reduz sequelas 
da Covid-19, afirma fisioterapeuta

A boa condição física não imuniza contra o novo Coronavírus. Mas quem faz exercícios regulares supera melhor as sequelas da Covid-19. 

Quem dá essa orientação é Luiz Phillipe Gomes. Ele é fisioterapeuta, com especialidade em esporte. Na quinta, Luiz participou da Live do Sindicato. Também defendeu a importância da ginástica laboral, “se feita com método e distanciamento”.


Entrevista foi conduzida pelo jornalista João Franzin, assessor de imprensa do Sindicato

Trechos principais:

Pandemia - Situação atual agrava sedentarismo. Muitos trabalham em home office. Isso leva a desajustes posturais, desencadeia doenças. 

Laboral - Cada vez mais as pessoas sentem necessidade desse tipo de atividade nas empresas. Ela ajuda a corrigir, mas é melhor pra prevenir. Temos o mau costume de esperar a doença e só depois intervir com o exercício. O exercício é remédio preventivo; não tem efeitos colaterais. 

Dia a dia - O ideal é antes de iniciar a atividade fazer um alongamento dinâmico, movimentar-se. Diferente de apenas levantar os braços. O alongamento estático relaxa. Mas antes é melhor o dinâmico, porque prepara o corpo pra uma atividade física. 

Prevenção - Pessoas que fazem atividades têm menos chances de sofrer com sequelas. O exercício, em relação à Covid, é preventivo. Atividade física fortalece o sistema imunológico. E ajuda na parte respiratória, no transporte de oxigênio para as células.

Em casa - Toda atividade que exige força, contração dos músculos, ajuda. Subir e descer escada do prédio. Às vezes a própria atividade laboral é atividade física. Tarefa doméstica não deixa de ser também. 

Tempo - A Organização Mundial da Saúde recomenda de 150 a 300 minutos de exercício moderado por semana. De segunda a sexta, 30 minutos bastam. A sugestão é que seja iniciada aos poucos, durante o dia. Comece com 10 minutos. A evolução deve ser gradativa até os 30 minutos diários. Comece!

Sono - O exercício melhora o sono, pois faz o corpo liberar substâncias. Pratique e melhore o sono. 

Coletivo - A ginástica laboral tem efeitos positivos pro funcionário e pra empresa. Melhora o rendimento, evita afastamentos. Reduz doenças relacionadas ao trabalho. É um investimento pra ambas as partes.  Ginástica laboral pode ser feita de forma segura, em turnos, sem aglomeração, com espaço adequado. 

Instagram - Nesse canal sempre posto informações práticas de como agir e reagir ante as dificuldades que o esporte traz. Endereço: @luiz_phillipe_fisio.

ASSISTA - Clique no player abaixo e assista à Live na íntegra.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email