Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
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• 25/6/2021 - sexta-feira

Médico do Hospital Carlos Chagas
confia na eficiência da Telemedicina

Diretor-clínico do Hospital Carlos Chagas, o dr. Edmundo Vieira Prado Filho participou da nossa live nesta quinta (24). O tema foi Telemedicina. Ele explicou a modalidade e relacionou vantagens. 

O cardiologista explicou quais as especialidades mais atendidas, cuidados, segurança, custo e tempo da consulta on-line. Seu alerta: “É uma modalidade está em crescimento, mas não pode substituir o atendimento presencial. Ela pode ser importante pra estabelecer o diagnóstico, mas em algum momento o paciente precisará ir ao médico”.


Veja trechos principais da live com o jornalista João Franzin:
 
Telemedicina - Quando começou a pandemia, as pessoas estavam com medo de ir aos hospitais. Então, houve um incentivo por parte das instituições em promover a Telemedicina. 

Presencial - A Telemedicina não pode substituir o atendimento presencial. O Conselho Federal de Medicina não recomenda substituir a presencial. É perfeitamente viável para fazer a anamnese (entrevista feita pelo profissional na consulta), mas depois precisa do exame físico. 

Encaminhamento - Cada operadora de saúde tem um sistema de entrada do paciente pra agendar consulta.  
Pandemia - Se um paciente me relatar que teve Covid e está com palpitações, posso pedir ecocardiograma via remota e ele me passa resultado via remota. E isso funciona. 

Resultado - Os pedidos de exames passam-se por WhatsApp ou e-mail. O médico que está atendendo por telemedicina, além de contratar serviços de plataforma digital, faz certificação digital pra que os pedidos sejam validados pelo convênio. 

Tempo - Uma consulta por Telemedicina leva em média de 30 minutos. 

Segurança - No caso de dúvida, pede-se uma consulta presencial ou se encaminha a outro profissional. Na medicina, a pessoa geralmente tem uma doença de cada vez. Então, se o paciente relata e faço diagnóstico, tenho uma confiança grande que aquela é a doença. 

Custo - Telemedicina reduz o custo do aparato dos planos e agrega mais agilidade. É interessante à operadora e ao usuário. Veja o exemplo de renovação de receita. É antiprodutivo voltar só pra renovar receita. 

Proibido - Atendimento de traumas, por exemplo, não dá pra fazer. Tudo o que requer exame clínico, na Telemedicina é inviável. Em algumas áreas cirúrgicas e vasculares são especialidades que a Telemedicina fica limitada. 

Carlos Chagas - Ainda não atende por Telemedicina. Mas a Amil e o HG, que são mantenedores, adotam amplamente. Amil divulga muito nos canais de televisão, estimula a Telemedicina.

Pandemia - Acho vergonhosa a conduta do presidente Bolsonaro. Péssimo exemplo. 

Trabalhador - O principal cuidado é usar máscara. Se puder usar duas dentro do coletivo, melhor. A transmissão do vírus é 99% por via aérea. Sempre higienizar as mãos, e rezar. 

Máscara - Deveria ser obrigatório o governo fornecer. Máscara é o maior fator de proteção.
 
UTI - O dia do paciente com Covid na UTI custa por volta de R$ 7 mil pro hospital. E esse paciente não fica menos que 10 dias na UTI. Beira um R$ 100 mil por paciente. 

Contato - Email edprado@prestadores.hcc.com.br
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