Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 1º/7/2021 - quinta-feira

Há 20 anos, Sindicato lutava
contra apagão durante governo FHC

Sem produção, não há emprego. Sem trabalhador, não há produção. Por isso, nosso Sindicato sempre apoiou o setor produtivo e a garantia de meios para o setor industrial.

Foi o que aconteceu em 2001, na chamada crise do Apagão. O episódio afetou a distribuição de energia elétrica no Brasil e causou impacto no setor industrial. Os Sindicatos foram à luta pra evitar demissões. Nós estávamos na linha de frente.

Nosso diretor José Dilton Braga da Silva (Vanuza) participou daqueles movimentos. E relembra: “Com a escassez de chuvas e a falta de planejamento do governo Fernando Henrique, havia grandes riscos de cortes de energia, nas casas e empresas. Poderia haver desemprego em massa. Nós lutamos contra aquilo”.


Sindicato protestou contra apagão em 2001

Racionamento - O que marcou a população foram as medidas de FHC pra forçar o povo a racionar. A partir de 1º de julho de 2001, os consumidores tiveram que cortar 20% do consumo de eletricidade, caso contrário, teriam aumento nas contas de luz. O governo ainda impôs sobretaxa às contas que fossem superiores a 200 quilowatts/hora por mês.

Protestos - Vanuza lembra que vários Sindicatos organizaram protestos. O maior aconteceu na Avenida Paulista. “Saímos às ruas com lamparinas e velas pra protestar. As manifestações foram fortes”. 

Arquivo - A Folha de S. Paulo de 11 de maio de 2001 publicou: “Metalúrgicos fazem greve contra racionamento”. A reportagem informava que a categoria prometia cruzar os braços contra as medidas de racionamento. O Sindicato dos Metalúrgicos de SP disse ao jornal que o risco de apagão poderia provocar queda na produção industrial e corte de 856 mil empregos no País.

Aumento - O governo federal aumentou a bandeira vermelha 2, o que eleva o custo da energia doméstica e para as empresas. Mas o racionamento não está descartado.


Folha publicou: "Metalúrgicos fazem greve contra racionamento"

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email