Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 9/8/2021 - segunda-feira


Especialista em Previdência orienta
como fazer a Prova de Vida

A Prova de Vida é um procedimento previsto em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Deve ser feita uma vez por ano. Devem fazer a prova os aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais há mais de um ano.

Devido à pandemia, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) havia suspendido a exigência, a fim evitar aglomerações. Mas, desde junho, a Prova voltou a ser obrigatória.

Especialista em Previdência e coordenadora do Jurídico do Sindicato Nacional dos Aposentados e Idosos da Força Sindical, a dra. Tonia Galleti foi ouvida em nossa live quinta (5). Ela falou da Prova e de novas atualizações do INSS.



Entrevista foi conduzida pelo jornalista João Franzin, assessor do Sindicato


Trechos principais: 

Prova de Vida - Todas as pessoas que têm benefícios precisam fazer a Prova. Serve pra dar segurança ao próprio sistema. Infelizmente, existem pessoas falecidas em cujo nome continuam a ser recebidos benefícios. Quem paga essa conta é a sociedade.

Aplicativo - Eles estão criando procedimento digital da Prova de Vida, mas ainda está em fase de teste. O que temos hoje é a possibilidade de fazer a Prova pelo APP do seu banco Porém, o mais seguro é ir até o banco. Pode ser em qualquer agência.

Quantidade - O INSS informa que cerca de 11 milhões de pessoas precisavam fazer a Prova de Vida. Nosso Sindicato requereu ao INSS que continuasse suspensa por mais tempo essa necessidade. Num primeiro momento, negaram.

Idoso - Se for acima dos 80 anos. É preciso cadastrar senha, baixar aplicativo e depois requerer visita de representante pra fazer Prova de Vida em casa. O que precisa: além de ter acesso ao APP Meu INSS, precisa juntar na hora do pedido o laudo médico que comprova situação.


Aplicativo Meu INSS está disponível nas plataformas IOS e Android

Documentos - Apenas os documentos pessoais. Fiz sugestão que se exigisse comprovante de residência. O INSS tem cadastro de 35 milhões de pessoas, mas completamente desatualizado. 

Valor - Não tem custo. É apenas o trabalho de ir e fazer a Prova.

Telefone 135 - Funciona bem. Agora com o APP, o volume de pessoas que usa é menor. O telefone 135 faz tudo o que o App faz. Informa, agenda serviços. Tem coisas que são mais rápidas pelo App. Mas sabemos que vivemos num País em que as pessoas ainda não têm amplo conhecimento digital.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email