Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 13/8/2021 - sexta-feira

Atividade física é a melhor forma
de tratar as sequelas da Covid, diz especialista

A Covid-19 afeta muitos órgãos e pode deixar várias sequelas no paciente. A melhor forma de tratá-las, segundo o pneumologista Fernando Santella, é a prática de exercícios físicos. Em live nesta quinta (12), ele apresentou todos os efeitos causados pela doença, como evitar e remediar.

Dr. Fernando Santella trabalha no hospital Carlos Chagas há nove anos. Além de pneumologista, tem especialidade em medicina intensiva.  Ele informou: “Memória, raciocínio, fraqueza e dor de cabeça são sequelas apresentadas. A melhor alternativa de cura, é com exercício físico. Exercitar o cérebro, também ajuda a combatê-las”.

Além disso, ele falou da importância de continuar usando máscaras e álcool gel, mesmo com a vacinação em andamento. E alertou: “O fundamental pra acabar a pandemia, é vacinando todo mundo. Não tem outra forma”.


Entrevista foi conduzida pelo jornalista João Franzin, assessor do Sindicato

Veja trechos principais: 

Infectado - Me contaminei em junho. Tive a doença de forma moderada e fiquei isolado durante 14 dias. Consegui sair, mas até hoje sinto um pouco de sequela. Cada indivíduo apresenta um tipo de sequela. Eu, por exemplo, não conseguia subir um lance de escada. Sentia falta de ar.

Sintomas - As sequelas são individuais. Ano passado, a Covid deixava as pessoas sem cheiro e paladar. Coisa que já não acontece com a nova variante, a delta. Foi se modificando ao logo do tempo, aumentando a capacidade de contaminação e gravidade dos sintomas. O vírus atinge todos os tecidos do corpo. A sequela respiratória é a mais comum. Em segundo plano, são as cardiológicas.

Sequelas - Tem algumas pessoas que perduram com diarreia por dois, três meses. Ou até mais. Outro sintoma é a fraqueza. Ela se dá pela lesão muscular periférica. Pernas, braços, tórax. Pessoas perdem peso. Elas perdem muita massa magra. Sistemas neurológicos, como dor de cabeça, perda de audição, visão. Além dos que ficaram entubados, tem a dificuldade da neurotransmissão.

Curiosidade - A pele é atingida e provoca queda de cabelo. Principalmente nas mulheres. É sequela também provocada pelo vírus.

Proteção - Álcool gel e máscaras ainda são mais efetivas. A máscara é fundamental. Extremamente necessária. O álcool acima de 63% desnatura a proteína da membrana e mata o vírus.

Vacina - Fundamental pra acabar com a pandemia é a vacina. Não tem outra forma. Nenhuma vacina é 100% eficaz. O que a gente entende é que os pacientes têm sido internados de forma menos grave depois que tomam a primeira dose e, principalmente, a segunda. É o que vai salvar a vida das pessoas.

Pressão - Alguns ficam com hipertensão pós Covid. Pode durar de três semanas até seis meses. A USP apresentou um estudo que após um ano de contaminação, 70% de pessoas infectadas ainda apresentam sequelas.

Fisioterapia - É fundamental. Alongamento, fortalecimento, fisioterapia com instrumentos e trabalho respiratório. Isso melhora o indivíduo e tira paciente mais cedo do oxigênio.

Comum - Sequela comum e esquisita é a falha de memória, de raciocínio, tontura. Cada indivíduo apresenta e precisa ser tratada pontualmente.

Exercício - Com o coração em ordem, a melhor alternativa é a atividade física. Exercitar o cérebro é a melhor forma de combater as sequelas.

Fake - Numa época em que tantas notícias falsas atrapalham a vida da gente, ter notícias boas, se a gente puder fazer e contribuir, estamos à disposição.

Youtube - “Dr. Fernando Santella”, mais dicas. Informações. Não é politizado. Só tenho o interesse em informar e orientar as pessoas.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email