Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 27/8/2021 - sexta-feira

Associamos centenas de metalúrgicos,
 informa vice Ricardo

O vice-presidente Ricardo Oliveira foi o entrevistado da nossa live da última quinta (26). Metalúrgico desde 1998, ele falou sobre sua vida no movimento sindical, política, novidades pra categoria e sindicalização: “Em menos de um mês, agregamos mais de 100 trabalhadores ao novo quadro associativo”, informa.

Sua função na metalurgia e operador de máquinas. Ricardo já foi funcionário da WEG (antiga Motores Elétricos do Brasil) e hoje atua na GVS/VGN, fabricante de peças de motocicletas instalada em Terra Preta (Mairiporã). Sobre a Campanha de Sindicalização, ele ainda disse: “O metalúrgico tem entendido que nosso trabalho é importante. Se continuarmos conscientizando o trabalhador, eu creio que a tendência é melhor”.


Live foi conduzida pelo jornalista João Franzin, assessor do Sindicato

Veja trechos principais: 

Função - Sou operador de máquina. Entrei na WEG, quando era Motores Elétricos do Brasil. Entrei em 1998, pelo contrato temporário de trabalho, do Fernando Henrique Cardoso. Fui efetivado. Sai um período e voltei. Fiquei até 2009, quando a WEG fechou a planta de Guarulhos. Sou ligado a VGS, de Mairiporã, fabricante de peças de motocicletas. 

Bolsonaro - Ainda tem parte que gosta do Bolsonaro. Mas diante de todas as deformas, que retirou direito dos trabalhadores, a ficha caiu e vem caindo. Alertamos os trabalhadores, trazemos conquistas. Tenho notado que trabalhador tá mais consciente. Pra voltar como estava, terá que mudar a mentalidade política dele. 

Sindicalização – Saldo positivo. Nova direção, assumiu em julho. Neste período, nós atingimos mais de 100 novos associados. Trabalhador tem entendido que nosso trabalho é importante. Se continuarmos conscientizando o trabalhador, eu creio que a tendência é melhor. 

Juventude - Todo mundo na vida, um dia já foi jovem. Hoje está diferente, por conta das redes sociais. Precisamos alertar que tudo o que ele tem hoje, foi ganho da luta sindical. Quando explica o que é o nosso trabalho, ele entende um pouco mais. E também precisamos usar muito as mídias sociais. Tudo hoje é através da internet. Temos que mostrar que estamos antenados aos novos tempos. 

Mulheres - Temos aqui nosso Departamento. Na CCT tem 180 dias de licença. Elas gostam muito de fazer o trabalho de sindicalização e vem aprimorando cada vez mais pra atender a trabalhadora. Em todos os setores do Sindicato, temos mulheres pra atender. A mulher está presente. 

Parcerias - Estamos trabalhando pra ampliar. A ordem é ampliar, estender os benefícios pro associado. O Sindicato ajuda o trabalhador, principalmente agora que a renda caiu. Parceria com dentista, Odonto Lamping. Parte estética cresceu bastante. O trabalhador metalúrgico hoje também, faz parte estética. 

Lazer - Essa semana, fechamos com os parques do Shopping Internacional, Boliche e Neo Geo Family. A diferença de preços é grande. É vantajoso. A gente pensa no trabalhador. Todo desconto ajuda muito.

Clube - Nossa meta é reabrir em outubro. Estão trabalhando a todo vapor pra abrir pro associado, com lazer garantido e conforto, com tudo dentro dos conformes. Vamos seguir todos os critérios de segurança.

PLR - Temos buscado avanço diariamente. Todo dia tem negociação de PLR. A gente costuma falar que a PLR boa é aquela que o trabalhador aprova. Pedimos comissão de trabalhadores, pra que todos participem.

Agradecimento - A todos associados que em mesmo no período que o poder aquisitivo reduziu, esse trabalhador continuou conosco. Não abriu mão da sociedade e de fortalecer a luta.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email