Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 13/9/2021 - segunda-feira


Antônio da Rocha Carvalho

Toninho, um exemplo profissional 

É tradição do sindicalismo brasileiro ter funcionários que se destaquem e virem referência na entidade, verdadeiras pratas da casa. Nosso Sindicato tem. E segue abaixo o perfil de um deles, o “Toninho da Manutenção”.

Manter a sede organizada e nos trinques, cuidando de todos os detalhes. Nosso Sindicato, por 32 anos, teve esse profissional. É o companheiro Antônio da Rocha Carvalho. Durante mais de que três décadas ele nos atendeu, com presteza e zelo profissional. 

Toninho, carinhosamente como é chamado, decidiu se aposentar. Agora, seu tempo será dedicado à família. A diretoria agradece o baiano de Mortugaba, de 65 anos, casado, pai de dois filhos e avô de um bebê que acabou de completar sete meses. 

Ele é o Personagem do Mês em nosso site. Nesse breve relato, Toninho conta a sua vida profissional, desde que chegou a São Paulo, em 1976, aos 19 anos, até os dias de hoje. 

Chegada - Sozinho, Toninho veio da Bahia e foi morar no bairro da Penha, onde vive até hoje. Lá em Mortugaba, trabalhou na lavoura. “Cresci na roça e quis vim pra cidade grande e trabalhar registrado”, conta. 

E conseguiu. Seu primeiro emprego foi na Conexão de Ferro Foz. Ele lembra: “A empresa ficava ali onde é o Shopping Penha hoje. Lá eu entrei como ajudante”. Depois, foi trabalhar na Dyna Hells, empresa de engenharia elétrica, onde, relata “já fazia a parte de eletricista”. 


Toninho em seu ambiente de trabalho no Sindicato

Sindicato - Em 1989, Toninho conheceu nosso Sindicato, quando trabalhou na construção do quinto andar da nossa sede à época, que hoje abriga a Escola Técnica Data Brasil.  “Me falaram que estavam precisando de ajudante de pedreiro. Foi pelo então diretor Bessas  que cheguei ao Sindicato”. 

Cursos - Antes e durante a construção do quinto andar, Toninho estudou muito. Fez cursos de comandos elétricos e outros relacionados à área de manutenção. Estudou no Senai do Tatuapé. “Sempre gostei de estudar e me especializar. Acho que foi por isso que consegui desenvolver minha carreira durante todos esses anos no Sindicato”. 

Fixo - Ao término da obra do prédio, Toninho recebeu o convite pra seguir com a manutenção do nosso patrimônio. Não atuou apenas em nossa sede. Prestou serviços também para as subsedes de Arujá, Terra Preta (Mairiporã) e o Clube de Campo. 

“Lá no começo da década de 1990, éramos eu e mais quatro profissionais na manutenção. Por que foi uma época com mais trabalhadores na base, mais funcionários, mais movimento na sede. Tinha sala médica, dentista etc. Então, tinha mais necessidade da manutenção”.

Segue Toninho: “Cada um fazia uma parte. Manutenção elétrica, hidráulica, civil. Aprendi de tudo um pouco. Depois fiquei sozinho e ainda conseguia dar conta. É trabalhoso, mas vale a pena. Todos do Sindicato me respeitam muito. Sou grato por isso”. 

Tudo - E o que significa o Sindicato pra ele? “Tudo”, responde. E prossegue: “Tudo o que eu tenho hoje foi graças ao Sindicato. Tenho minha casa própria, graças ao Sindicato. Só posso agradecer. Sairei, mas vou sentir  falta. Eu tenho essas pessoas como uma família pra mim”. 

Cabeça - Toninho trabalhou boa parte nos mandatos de Chicão e Pereira. Conhece muito o Cabeça, atual presidente, mas não poderá contribuir com sua gestão. No entanto, elogia: “Ele tem a mente aberta. Tenho certeza que vai dar certo. Apesar de assumir o Sindicato numa época complicada, Cabeça vai dar conta sim”. 

Católico - Toninho é religioso. Não falta a uma missa de domingo, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Itaquaquecetuba, cidade onde vive atualmente.

Descanso - Nosso companheiro se aposentou em 2019. Neste ano de 2021, ele deixa de trabalhar. Agora só quer descanso. “Vou curtir minha família, meu neto”, comenta.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email