Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 13/9/2021 - segunda-feira

Vargas recomenda ouvir a base
e fazer assembleias nas fábricas

Nossa Live da Quinta recebeu dia 9 João Guilherme Vargas Netto. Ele é consultor sindical com décadas de experiência e afiada capacidade de análise. Outra de suas marcas é a objetividade. Acompanhe a síntese do que ele disse a Metalúrgicos, Servidores e a outros trabalhadores.  

O QUE ACONTECE HOJE NO PAÍS?  - No dia 7 de setembro havia previsão de terremoto. Ele não aconteceu, mas sobraram tremores na superfície.

Esses tremores são as agressões que o Presidente faz. Um outro tremor é como o campo amplo das oposições a Bolsonaro se comportará. Um terceiro é a manifestação de caminhoneiros. 


Live foi conduzida pelo jornalista João Franzin, assessor de imprensa do Sindicato

CATEGORIAS PROFISSIONAIS - Agora falando pra sindicalistas, o eixo da preocupação, fora da política, deve ser a situação real dos nossos representados. 

SERVIDORES - O movimento sindical do funcionalismo é racional, efetivo, conquistou direitos e hoje tem condições de mantê-los contra as agressões. O funcionalismo tem que trabalhar com a ideia de resistir às agressões que violam o que foi conquistado. 

COMUNICAÇÃO - Nós não vemos o ar que respiramos, mas usufruímos. O essencial na boa comunicação é aspirar o ar que o trabalhador respira. Falar o que o trabalhador precisa ouvir e saber o que ele necessita. Quais seus problemas, angústias e expectativas. Quer ser ouvido? Fale claro. Quer falar bem? Ouça antes. 

BASE - A primeira ideia é ir onde o povo está. Na prática, a base, como orientadora e diretora das iniciativas das direções, é a cúpula. Utilizar todos os meios, com empenho.

REDES SOCIAIS - O movimento sindical aprendeu a usar a internet. Devemos combinar inteligentemente pautas corretas de uma campanha salarial, empenho dos dirigentes e boa comunicação.

ASSEMBLEIAS - Uma das angústias das pessoas hoje é a pandemia. Por isso, numa assembleia na sede, é compreensível a baixa frequência. Sugiro assembleia de campanhas disseminadas nas empresas da base. Escolher umas 10 e realizar ali as assembleias. Assim, o Sindicato se aproxima mais do trabalhador. 

DESAFIO - Cada dirigente ou ativista deve ter um coletivo de trabalhadores com que se relacionar. Uma lista no WhatsApp, por exemplo. 

REPOR AS PERDAS - Cada caminhada começa no primeiro passo; assim é também uma boa campanha salarial. Pra isso, assembleias permanentes nas empresas. É preciso de mais força e unidade na luta por aumento real. Também introduzir na pauta elementos novos, como o abono ou vale-gás. 

GANHOS - Se levarmos em conta a inflação atual, o vale-gás representa reivindicar ganho real. Você terá ganho real se conseguir vencer a inflação. Mas pode-se adicionar a isso iniciativas como a cesta básica. São portas de entrada para conquistas.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email