Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 21/9/2021 - terça-feira

Na crise, brasileiro come mal
e corta consumo de proteína

Desemprego, queda na renda, miséria e piora na alimentação, em geral. Esse é o retrato da situação nacional mostrada na pesquisa Datafolha, realizada em 190 municípios, entre 13 e 15 de setembro. Presidente Bolsonaro e ministro Paulo Guedes comandam a economia.

A enquete mostra que 85% dos brasileiros reduziram o consumo de alimentos desde o início do ano - menos carne de boi, arroz, feijão, frutas, legumes e pão. O ovo ganhou espaço nas mesas.


Segundo os dados, 67% dos brasileiros cortaram o consumo de carne vermelha; 51% o de sucos e 46% o de leite. Pão francês, de forma e outros tiveram 41% de redução. Arroz, feijão e macarrão estão deixando de ser comprados por 34%, 36% e 38% da população, respectivamente. Frutas, legumes e verduras - consumo caiu entre 36% da população.

Redução no consumo desses alimentos naturais atinge de forma intensa os mais pobres: com renda de até dois salários mínimos, 45% diminuíram a quantidade de frutas, legumes ou verduras; renda de dois a cinco salários, 29% diminuíram; no grupo com renda familiar de cinco a 10 salários, 20% cortaram consumo desses alimentos.

Ovo - Metade dos brasileiros está comendo mais ovos do que antes. Uma parcela de 20% passou a consumir menos ainda.

Inflação - Em agosto, o Índice IPCA, do IBGE, acelerou pra 9,68% no acumulado em 12 meses. Ao contrário de outros ciclos inflacionários, este não é puxado por uma alta da demanda, mas por choques na oferta.

Governo - Nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) vai direto ao ponto: “Essa situação triste é resultado da política econômica de Bolsonaro e Paulo Guedes. Essa dupla está afundando o Brasil.”
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email