Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 15/10/2021 - quarta-feira 

Seu direito ao lazer!

A luta pela jornada de trabalho de 8 horas começou no século 19. Por que 8 horas? Seriam 8 de trabalho, 8 de descanso e 8 de convivência social, incluindo-se estudo, vida familiar e lazer.

Antigamente, quando os terrenos não custavam os olhos da cara, muitas empresas tinham seus próprios clubes pros empregados e familiares. Mas esses clubes estão desaparecendo, para a própria expansão das indústrias ou pra dar lugar a prédios.

Houve tempo em que os governos investiam em clubes e equipamentos poliesportivos nos bairros. Hoje, quando inauguram um parquinho mixuruca, fazem festa, chamando de academia ao ar livre. Quase sempre, seis meses depois, está tudo mal cuidado, quebrado ou abandonado.

Mas teve um setor da sociedade que não abandonou o lazer. Foi o sindicalismo. E nosso Sindicato é exemplo disso, ao manter o mais completo Clube de Campo na região, com sete alqueires e atrações pra todas as faixas etárias. E também temos Colônia de Férias própria em Caraguatatuba.

Nosso Clube foi reaberto dia 9, após quase um ano e meio fechado pela pandemia da Covid-19. Local fechado acumula problemas. Portanto, fizemos muitas melhorias pra reabrir o Clube no Parque Primavera.

O tempo não ajudou no feriadão, mas vai melhorar. Esperamos que os próximos dias sejam de intensa frequência ao pesqueiro, às churrasqueiras, ao complexo aquático, às lanchonetes e a outros equipamentos para o lazer metalúrgico. 

Aliás, nossa Assembleia Geral da Campanha Salarial será no Clube, em novembro. O Ginásio Poliesportivo é grande e acomoda com conforto (e distanciamento social) os trabalhadores. Ainda vivemos uma pandemia e não vamos vacilar.

A categoria tem imenso carinho pelo Clube dos Metalúrgicos, que hoje dispõe de vias de acesso pavimentadas e seguras. Nosso Clube está integrado ao espaço urbano, como um oásis de ar puro, verde, paz, água limpa e muita natureza.

A vida é dura. E a vida do trabalhador é mais dura ainda, por causa do aperto econômico e de outras dificuldades da classe trabalhadora. Portanto, não é pouco ter um belo espaço de lazer como nosso Clube de Campo.

O Sindicato se orgulha em propiciar lazer e descanso à família metalúrgica. Estamos fazendo aquilo que o governo não faz, pois o Artigo 6º da Constituição diz: “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, O LAZER, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados”.

Frequente o Clube de Campo. Se você não é sócio, sindicalize-se e desfrute de um lugar especial, capaz de repor as suas energias gastas na dura vida operária.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email