Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 10/11/2021 - quarta-feira 

Campanha salarial prossegue

Em 58 anos, nosso Sindicato consolidou a tradição de dialogar com a sociedade. 

A defesa da categoria metalúrgica nunca nos isolou dos demais setores sociais. Por isso, procuramos sempre levar informações aos segmentos progressistas, incluindo empresários do ramo produtivo que respeitam o Sindicato e buscam uma relação mais equilibrada entre capital e trabalho.

Sendo assim, vale reafirmar que fechamos o primeiro acordo da negociação salarial, com o Sindipeças. Conseguimos o INPC integral, pagamento de dois Abonos somando 26% e renovação da Convenção Coletiva.

Há negociações em andamento, pois são vários os grupos patronais - Fundição, SindiSider, Sindmaq e outros. O acordo com o Sindipeças cobre mais de 50% da nossa base, em Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel. Esperamos, nos próximos dias, anunciar novos acordos.

A negociação com o empresariado é acompanhada de assembleias na base. Diariamente, nossos diretores percorrem fábricas, em ações ligadas à própria campanha salarial ou pra tratar de acordos de PLR - Participação nos Lucros e/ou Resultados. Ou seja: pressionar pra negociar.

O Sindicato representa 44 mil trabalhadores. Evidentemente, nossos acordos coletivos ajudam a colocar mais dinheiro na economia, ensejando compras no comércio e encomendas a indústrias. O pagamento do 13º salário também injetará mais dinheiro na economia.

O sindicalismo é a única organização da sociedade que ajuda a distribuir renda. Somos uma força efetiva na construção da paz social. Acordos em campanha salarial ou de PLR melhoram o padrão de vida das famílias, e isso reduz tensões, possibilitando mais equilíbrio.

O Sindicato informará todos os passos da campanha. Vale lembrar que cada acordo renova a Convenção Coletiva de Trabalho - são dez convenções - que traz importantes garantias aos trabalhadores. 

Natal - Fazemos a nossa parte e agradecemos o apoio dos metalúrgicos. Mas não ficaremos acomodados aos acordos coletivos. Por isso, a diretoria já discute o “Natal sem fome” deste ano. Convidaremos todos os Sindicatos a atuar juntos.

Hoje, 19,3 milhões de brasileiros passam fome. Observe: passar fome significa só não ter o que comer hoje. É não saber se terá comida amanhã. Esses 19,3 milhões de famintos superam a população de Portugal, 10,3 milhões; da Bélgica, 11,5 milhões e do Chile, 19,2 milhões.

O meu, o teu e nosso Natal serão melhores se ajudarmos  nossos irmãos carentes. É momento de solidariedade que ajudará a população a manter seus empregos e não fazer como Guti, prefeito de Guarulhos, que quer desempregar 4,6 mil trabalhadores.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email