Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 9/2/2022 - quarta-feira
 

Faremos Seminário quinta e sexta

 
 

 Josinaldo José de Barros (Cabeça),
Presidente

Diretoria Metalúrgicos em Ação. 
E-mail: josinaldo@metalurgico.org.br 
Facebook:
 /josinaldo.cabeca.1

As organizações da sociedade debatem, discutem, se reciclam.  No sindicalismo, temos também esse hábito. Quase sempre fazemos por meio de Seminários. Faz parte também da tradição sindical realizar cursos e seminários.

Quinta e sexta, nosso Sindicato vai reunir diretoria, assessorias e palestrantes no Seminário que avaliará 2021 e traçará rumos de ação daqui pra frente. Dois dias, portanto, de debates, apresentação de sugestões e aprovação de um plano de trabalho e metas.

O Seminário atende tripla finalidade: 1) O ajuste fino nas ações e metas da diretoria que tomou posse há sete meses; 2) A avaliação da conjuntura econômica e política do País, agravada pela recessão e a pandemia; 3) A ampliação da presença sindical na base, na sociedade e junto aos Poderes Públicos.

Quem está de fora nem imagina o aperto das entidades sindicais brasileiras pra sobreviver. A reforma trabalhista de Temer, em 2017, estrangulou as finanças dos Sindicatos, deu mais poderes aos patrões e restringiu até a atuação dos nossos Jurídicos.

O que já estava ruim piorou com Bolsonaro. Ele se elegeu dizendo que Sindicato só atrapalhava. Seu governo acabou com o Ministério do Trabalho, desmontou a estrutura que fiscaliza e formaliza o mercado de trabalho e também aprofunda o arrocho - o salário mínimo não obteve um único centavo acima da inflação.

Vamos discutir as eleições deste ano? Vamos. Nossa entidade completará 59 anos em abril, tendo construído a tradição de participar, questionar e propor soluções. Por exemplo: não é possível que Guarulhos sofra um continuado esvaziamento industrial e não se faça nada contra isso. Precisamos eleger parlamentares e governantes comprometidos com a indústria, a produção, o emprego e a renda.

Mas o Seminário de quinta e sexta será basicamente sindicaleiro. O que nos preocupa, prioritariamente, é a situação dos trabalhadores, seus empregos, seus salários, seus direitos, suas condições de trabalho e também a qualidade de vida nos bairros onde residem.

Todo Seminário de nosso Sindicato aprova um documento, ou seja, um plano de ação. Após aprová-lo na sexta, daremos ampla divulgação de seu conteúdo entre a categoria metalúrgica e também à coletividade.

Tivemos o cuidado de não convidar políticos e autoridades para o Seminário. E não porque sejamos contra quem quer que seja. Apenas para que as discussões se concentrem nas tarefas sindicais e as resoluções sejam voltadas para o campo trabalhista e sindical.

Revoltante - Não poderia deixar de registrar, em nome da diretoria, nosso profundo repúdio ao assassinato do africano Moise, no Rio de Janeiro. Ele havia ido ao local cobrar R$ 200,00 por serviços prestados e acabou assassinado a pauladas. Mandamos um abraço fraterno à família do congolês e reafirmamos nosso compromisso com o trabalho decente e contra todas as formas de racismo.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email