Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 11/4/2022 - segunda-feira

Jornada de 44 horas dos metalúrgicos
foi conquistada antes da Constituição
Nestes 59 anos, o Sindicato tem histórico de muitas conquistas que beneficiaram o trabalhador. A redução de jornada de 48 para 44 horas semanais é uma delas. Essa conquista, inclusive, veio antes da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.

Desde 1985, nossa Convenção Coletiva já garantia essa redução. Coordenador do Departamento Jurídico do Sindicato, nosso advogado, dr. Marcílio Penachioni, afirma que quando há redução o metalúrgico trabalha menos e ganha mais.
 
Marcílio explica: “O salário/hora, por exemplo, antes somava o salário fixo do trabalhador e dividia por 240, que é a base para calcular a hora extra. A partir do momento que houve a redução de jornada, ele passou a ser dividido por 220. Essa operação resultou num aumento de 9,09% no salário/hora”.

Para o presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça), a redução traz amplos benefícios ao trabalhador, como a qualidade de vida. “A jornada reduzida permite ao trabalhador ter mais tempo para a convivência familiar, para estudo e lazer, além de criar possibilidade para novas vagas e contratações”, diz.

Acordo individual - O movimento sindical busca a redução para 40 horas, porém, ainda sem êxito. Por isso, o Sindicato já firmou vários acordos individuais. Marcílio afirma: “Negociamos jornadas de 42 ou mesmo de 40 horas, com diversas empresas, preservando empregos e salários. Mas a meta é avançar nessas negociações”.


Avenida Paulista - Diretoria em ato pela redução de jornada em agosto de 2009
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email