Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 18/4/2022 - segunda-feira

Luta ambiental marca os 59
anos do nosso Sindicato

Nosso Sindicato sempre se preocupou com o meio ambiente. Os quatro alqueires de Mata no Clube de Campo bem demonstram essa preocupação. Mas não é só isso.

Nesses 59 anos de vida, nossa entidade teve extremo cuidado em zelar pela saúde e segurança nos locais de trabalho. O Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador orienta as ações nesse sentido, participa das eleições de Cipa, faz palestras em Sipats, batalha pelo reaproveitamento dos resíduos nas empresas, alerta para risco com operações, ruídos e agentes químicos.

Em março de 2006 demos um passo avante, ao realizar ainda na antiga sede o “Primeiro encontro sindical em defesa da natureza”. Convidamos técnicos, especialistas, sindicalistas e cipeiros. Convidamos também empresas, mas elas não deram as caras.

Foi um encontro muito didático e produtivo. Uma das resoluções foi levar para dentro das empresas, Cipas e Sipats o debate sobre o meio ambiente. Ou seja, a fábrica integra a cadeia ambiental, e precisa adotar medidas de proteção do ar, do solo, do subsolo e do verde.

O slogan daquele encontro foi “A defesa da natureza começa dentro da fábrica”. Claro, pois no ambiente fabril há pessoas, água, agentes químicos, maquinário, ruído e outros elementos que podem gerar desequilíbrio ambiental.

Daquele Encontro também surgiu a proposta de orientar as empresas a fazer a coleta seletiva do lixo, bem como o reaproveitamento dos resíduos. “O que é resíduo numa fábrica pode ser matéria prima na outra”, lembra nosso diretor de Saúde e Segurança Elenildo Queiroz Santos (Nildo).

Verde - Neste mês, o chamado “Abril Verde”, diretores do Sindicato têm levado folheto explicativo às fábricas e reforçado não só o papel da Cipa, como também a necessidade do engajamento empresarial na luta pela preservação da vida e da biodiversidade.

Meu Futuro - Esse trabalho ecológico mobiliza permanentemente os alunos do Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro. Uma das nossas preocupações é que eles se conscientizem na necessidade de lutar por saneamento básico.

Exemplos - Temos inúmeros exemplos de como o Sindicato cuida na natureza. Num dos Encontros da Juventude, plantamos mais de 200 mudas no Bosque Maia.


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email