Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 26/4/2022 - terça-feira

O significado do 1º de Maio exalta
lutas e esperanças dos trabalhadores


Muito se fala no Dia Internacional do Trabalhador, 1º de Maio. Mas essa data não surgiu assim do nada. Pelo contrário: ela tem uma história. E é história de trabalhadores, por jornada de oito horas e condições de trabalho.

Portanto, todo ano, a comemoração do Dia do Trabalhador homenageia as gerações anteriores e os heroicos trabalhadores, mortos ou reprimidos em Chicago, Estados Unidos, em 1886, quando lutavam por seus direitos. A principal reivindicação era redução da jornada de trabalho de 13 para oito horas.

Neste ano, nosso 1º de Maio será especial. E especial porque será o dia de comemorar os 59 anos do Sindicato - o aniversário, na verdade, é no dia 30 de abril, pois foi nessa data, em 1963, que nosso Sindicato recebeu a Carta de fundação.

O presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) diz: “Escolhemos o Dia do Trabalhador também por seu forte significado e ser a data máxima da classe trabalhadora. Esperamos toda a família metalúrgica pra comemorar duplamente nesse dia”.

Memória - O livro “1º de Maio - Cem anos de luta - 1886/1986”, do historiador brasileiro José Luiz Del Roio, resgata a história do Dia Internacional do Trabalhador. A obra foi organizada pelo Centro de Memória Sindical e editada pela Cortez/Oboré.


Segundo o livro, a primeira comemoração do 1º de Maio, no Brasil, ocorreu em Santos, em 1895. A deliberação dos pioneiros e seu programa sintético estão na página 57: “A partir de hoje, nenhum operário deve trabalhar mais de oito horas por dia. Oito horas de trabalho! Oito horas de repouso! Oito horas de educação!”.

130 anos -
Em 2016, nova edição do livro de Del Roio foi lançada. A obra “1º de Maio - Sua origem, seu significado, suas lutas” foi produzido pelo Centro de Memória Sindical, em alusão aos 130 anos do Dia do Trabalhador. O material teve apoio das Centrais Sindicais, Dieese, Sindicatos, Federações, Confederações e outras entidades.

MAIS
- Acesse o site do Centro de Memória Sindical.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email