Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

• 1º/6/2022 - quarta-feira
 

Duas homenagens

 

 Josinaldo José de Barros (Cabeça),
Presidente

Diretoria Metalúrgicos em Ação. 
E-mail: josinaldo@metalurgico.org.br 
Facebook:
 /josinaldo.cabeca.1

Dia 24, morreu Édson Alberton, o popular Albertão. Homem de esquerda, coerente, vereador por três mandatos, uma figura de grande dimensão humana e notável conduta política.

A primeira vez que votei pra prefeito, em minha vida, meu voto foi pro Albertão. Acompanhei depois seus mandatos na Câmara Municipal, onde ele atuou com dignidade, coragem e sempre do lado certo, o lado do povo.

Sua morte, ainda relativamente jovem, abalou a cidade e os círculos políticos, mesmo aqueles de ideologia oposta à do companheiro. Seu exemplo, agora exaltado por muitos, precisa ser seguido e reconhecido. Os bons e idealistas fazem contrapeso à política tradicional, que é movida pelo pragmatismo e, muitas vezes, contaminada pelos negócios.

Quando digo Albertão companheiro, é companheiro mesmo, pois ele trabalhou de Caldeireiro na empresa Projecta. Depois, prosseguiu como professor da rede pública. Portanto, somos colegas de categoria profissional metalúrgica.

Obrigado, Albertão. Que as novas gerações mirem no seu exemplo e o poder público - sem demagogia - preste-lhe as justas e merecidas homenagens.

Mônica - Minha segunda homenagem de hoje vai para uma mulher, uma metalúrgica. É a companheira Mônica Veloso, vice-presidente do Sindicato de Osasco, dirigente da Força Sindical e coordenadora na América Latina da IndustriAll, uma Federação mundial de Sindicatos do setor da indústria.

De família humilde, Mônica saiu do chão da fábrica e conquistou espaço, voz e vez nas estruturas sindicais, onde o machismo ainda é muito forte. Progrediu por sua garra, persistência e conhecimentos.

A companheira também possui experiência na administração pública, ao comandar importante Secretaria no Município de Osasco. Lá implantou políticas de inclusão social, sempre buscando utilizar os recursos públicos em prol dos menos favorecidos.

Às vezes, a gente olha o Brasil bolsonarista e até desanima. Mas exemplos como os de Édson Albertão e Mônica Veloso nos chamam de novo à responsabilidade e restabelecem a rota da esperança. Desanimar, jamais!

Em outubro, teremos eleições. Albertão e Mônica estariam na mesma trincheira, na resistência à extrema direita, no enfrentamento dos ataques aos direitos trabalhistas, contra as privatizações injustificadas e a favor das candidaturas do campo progressista.

Dia 25, a companheira Mônica nos visitou no Sindicato. Na reunião, tratamos de diversos assuntos de interesse da classe trabalhadora e discutimos meios de enfrentar a carestia, que hoje arrocha salários e castiga o orçamento das famílias.

Mônica sempre nos faz lembrar, também, da importância de valorizar os direitos da mulher, combater a discriminação, punir a violência e atuar por mais harmonia dentro das famílias.

Vamos nos espelhar no exemplo de Albertão. Vamos apoiar mulheres arrojadas como Mônica Veloso.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email