Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 2/6/2022 - quinta-feira

Sem Sindicato, não há ganho
salarial, diz técnico do Dieese

O entrevistado da Live dos Metalúrgicos desta quarta (1º) foi Luís Ribeiro. Ele é cientista social e técnico do Dieese, coordenador do boletim “De Olho nas Negociações”. Luís também é responsável pelos Sistemas de Acompanhamento de Informações Sindicais.

O boletim é mensal e faz análise dos acordos salariais das categorias em todo o País. O técnico explica: “Todo o conteúdo no site do Dieese é liberado. Nosso objetivo é alcançar o maior número de dirigentes, trabalhadores, estudantes e demais interessados”.

Trechos da live:

Setor - Nosso estudo é baseado no Sistema Mediador do Ministério do Trabalho. Ele foca as negociações do setor privado. O funcionalismo não entra. No setor privado, as categorias têm datas-bases próprias.

Balanço - As negociações dos últimos meses mostram certa estabilidade, mas num nível ruim. Ao avaliar as negociações por data-base, a gente vê que uma parcela considerável ficou abaixo do INPC. Em março e abril, quase 50% não atingiu o INPC. Isso mostra como está difícil para os Sindicatos negociar acordos.

Piso - Se não houvesse Acordo e Convenção Coletiva, o metalúrgico - ou trabalhador de outra categoria - não teria Piso e se sujeitaria ao salário mínimo, que hoje está muito desvalorizado.

Arrocho - Os governantes acham que o trabalhador custa muito. Acham que o custo da mão de obra é alto no Brasil e é preciso baixar os salários a fim de que as empresas fiquem competitivas. Isso é errado. Ao arrochar os salários, a economia não anda.

Dificuldades - Algumas categorias, pra conseguir o INPC, estão parcelando o reajuste. Há também reajuste por faixa de renda. Mas há ainda quem consiga negociar benefícios maiores no auxílio- alimentação ou mesmo por Abono, que é uma espécie de compensação.

Conjuntura - Uma parte da inflação é resultado da conjuntura internacional ruim. A guerra da Ucrânia influencia no preço do combustível. Não sabemos até onde isso vai. Mas nosso governo não adota as políticas econômicas adequadas contra a crise. O cenário é de incerteza. Precisamos de uma política econômica que enfrente esses problemas.

YOUTUBE - Assista abaixo a Live de 30 minutos.


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email