Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
 • 6/7/2022 - quarta-feira

DENUNCIE O ASSÉDIO!

 

 Josinaldo José de Barros (Cabeça),
Presidente

Diretoria Metalúrgicos em Ação. 
E-mail: josinaldo@metalurgico.org.br 
Facebook:
 /josinaldo.cabeca.1

A semana passada foi sacudida pelo escândalo de assédio sexual na Caixa Econômica Federal, envolvendo diretamente seu então presidente, Pedro Guimarães. O presidente da Caixa é indicação do ministro Paulo Guedes, com 100% de aval do presidente Bolsonaro. Ele acabou se demitindo do cargo.

As denúncias foram feitas por diversas funcionárias da Caixa. O Ministério Público já investiga, até porque assédio é crime. Diz o Código Penal: Artigo 216-A. “Constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função. Pena: detenção, de um a dois anos”.

As formas mais comuns de assédio são a moral e a sexual. A moral inclui desmandos, maus tratos, tratamento ríspido, atos discriminatórios, xingamentos e assim por diante. O assédio sexual muitas vezes é dissimulado e nem sempre a vítima consegue caracterizar a prática do crime.

Quanto ao assédio sexual, existe também o problema da vítima não querer se expor ou passar por constrangimentos públicos. Muitas vezes a pessoa se sente envergonhada, fica com medo de sofrer retaliações ou mesmo de ser demitida, caso o assédio parta de alguma chefia.

Décadas atrás, quando se começou a tratar da violência doméstica, as vítimas adotavam o mesmo comportamento. Ou seja, se retraíam por medo de sofrer novas agressões ou receio da reação social contra ela. Mas esse medo foi aos poucos sendo superado, até chegarmos, por exemplo, à edição da importantíssima Lei Maria da Penha.

Nosso Sindicato defende a tese do Trabalho Decente, que é uma bandeira mundial da OIT - Organização Internacional do Trabalho. Mas Trabalho Decente só existe onde os trabalhadores e trabalhadoras são respeitados.

O sindicalismo combate todas as formas de assédio e estimula as vítimas a procurar suas entidades de classe, para orientação, denunciar ao Ministério Público do Trabalho ou abrir ação judicial. Algumas categorias já conseguiram cláusulas nesse sentido em suas Convenções Coletivas.

Advogada - Nesta quarta, às 17 horas, o Sindicato exibirá live com a doutora Vianei Principato, especializada na parte Trabalhista e em assuntos de Família. A advogada guarulhense é Conselheira da OAB-SP. Nosso objetivo é esclarecer mais sobre o assédio, como se manifesta e quais as consequências criminais para quem pratica.

A live é mais um gesto do nosso Sindicato em prol das boas relações de trabalho, do respeito às trabalhadoras e trabalhadores, bem como um alerta a certos patrões e encarregados que costumam constranger seus subordinados.

Denuncie - Quem sofrer assédio no ambiente de trabalho deve procurar o Sindicato. Vamos atuar, inclusive na Justiça, pra garantir o respeito que todos os trabalhadores merecem.

 
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email