Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 13/7/2022 - quarta-feira



Há 60 anos era instituído
o 13º salário. Viva essa conquista!

Em 13 de julho de 1962, o presidente trabalhista Jango (João Goulart), sancionava a lei que estabelecia a todo trabalhador o direito de receber um décimo terceiro salário.

Até então, era chamado "abono natalino". Tratava-se de antiga reivindicação dos trabalhadores, vinda desde os anos 40.

Algumas categorias conseguiram o direito por meio de acordo coletivo. Mas precisou uma forte greve geral nas principais cidades brasileiras para que o direito fosse oficializado em lei, e para todo o território nacional.

Desde o início das reivindicações, a classe patronal e a grande imprensa combateram a conquista, alegando que o pagamento de um décimo terceiro quebraria muitas empresas. Também acusavam Jango de comunista porque ele ouvia os trabalhadores e tentava atender a seus pleitos.



Em 13 de julho de 1962, o presidente trabalhista Jango

O fato concreto é que, 60 anos depois, o 13º está assegurado. Trata-se de um direito que eleva a remuneração dos trabalhadores e injeta dinheiro na economia, fortalecendo o mercado interno. Ou seja, todos ganham com isso.

CABEÇA - O presidente do nosso Sindicato, Josinaldo José de Barros (Cabeça), chama atenção. Ele diz: "Devemos conhecer a história de nossos direitos e valorizar cada conquista da classe trabalhadora e do povo. Devemos ser gratos aos governantes que pensam nos interesses da Nação, principalmente dos trabalhadores".

SEDE - O auditório do Sindicato, no quinto andar da sede, tem o nome de “Presidente João Goulart”, numa justa homenagem a quem serviu aos interesses maiores do povo e da Pátria brasileira.

Nosso advogado Dr. Marcílio Penachioni fala sobre o assunto. Assista!

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email