Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 29/7/2022 - sexta-feira

PLR em 100% da base é meta do Sindicato,
diz presidente Cabeça em live

A Participação nos Lucros e/ou Resultados é um direito do trabalhador, previsto na Lei 10.101 de 2000, que garante essa participação dos funcionários nos lucros da empresa onde trabalha. E para tratar desse assunto, a Live Metalúrgica desta semana recebeu o presidente do Sindicato, Josinaldo José de Barros (Cabeça).

Segundo Cabeça, nosso Sindicato aumentou o número de acordos entre trabalhadores e empresas para o pagamento da PLR. Com ativa atuação na porta de fábricas, os metalúrgicos vêm assegurando esse direito. Empresas que nunca tinham pago o benefício, agora cumprem a lei por força da ação sindical.

“A meta é que a PLR chegue a 100% da base”, disse o presidente. "Mas, pra isso, é preciso que os companheiros procurem o Sindicato, onde receberão orientação e apoio. O nosso Jurídico também está disponível para tirar dúvidas dos empregadores sobre esse direito garantido aos funcionários", reforçou. 

Confira os trechos da entrevista:

Negociação - Todos os dias, temos negociação de PLR. Com todo o respeito, nenhuma outra entidade ganha dos Metalúrgicos de Guarulhos nas conquistas de PLR.

Meta - Nossa meta é poder atender toda a base, em todas as empresas. Queremos levar a PLR para o bolso do trabalhador. O que melhora a vida do trabalhador é o poder aquisitivo. E a Participação nos Lucros é um benefício que o companheiro recebe, paga suas contas, coloca comida na mesa. É uma forma do Sindicato estar na porta da fábrica.

Negociação - Os trabalhadores acham que a Lei obriga a empresa a pagar um valor fixo, tabelado. Mas não é assim que funciona. A Lei tem um objetivo comum, que é negociar entre as partes: Sindicato, trabalhador e empresa. É muito importante a atuação do Sindicato na negociação.

Validade - A PLR só é válida a partir da negociação tripartite, entre Sindicato, trabalhador e empresa. É preciso eleger a comissão de fábrica, quem representará o metalúrgico. E tem que ser aprovada em assembleia. A empresa que paga sem negociar com Sindicato e sem aprovar em assembleia, vira salário. Quem paga errado, paga duas vezes.

Base - Temos cerca de 1.300 fábricas. Mas temos que ter participação dos trabalhadores. Se ele não avisar ao Sindicato que não tem PLR na fábrica dele, o Sindicato não vai saber. Tem que procurar o Sindicato.

Negociação - Ligamos, agendamos uma reunião, chamamos os trabalhadores pra participar desde o início das conversas. Aí se não tiver proposta, o trabalhador decide se aceita trabalhar sem receber PLR ou se fará uma paralisação, pra forçar a empresa a apresentar proposta.

Assembleia - Não interessa o tamanho da empresa. Mesmo empresa com cinco funcionários, tem que ter assembleia.

Greve - Já tivemos várias. A maioria das greves no setor metalúrgico hoje é por causa da PLR. Um exemplo de uma empresa grande que não pagou PLR e os trabalhadores entraram em greve, é a Cummins. PLR só sai com luta.

ASSISTA - Assista à Live Metalúrgica na íntegra.






Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email