Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 24/8/2022 - quarta-feira

Após 68 anos de sua morte,
Getúlio Vargas ainda nos orienta e inspira


Maior de todos os Presidentes da República. Líder da Revolução de 1930. Estadista que contemplava o povo. Nacionalista destemido.

São alguns dos predicados ligados a Getúlio Vargas. Há exatos 68 anos, ele abalava o Brasil ao tirar a própria vida, no Palácio do Catete, Rio de Janeiro, então Capital Federal. Vargas enfrentava os poderosos e sofria violenta perseguição do grande capital e da imprensa capacha.

CARTA - "Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada temo. Serenamente, dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história". Escreveu Vargas sua Carta-Testamento, de próprio punho. E, de fato, entrou pra história. A Carta, segundo o antropólogo e trabalhista Darcy Ribeiro, “é o maior documento político da história brasileira”.

O governo nacionalista de Vargas criou a CLT, o salário mínimo, a Justiça do Trabalho, a Companhia Siderúrgica Nacional, o Ministério da Cultura, o Ministério do Trabalho, a Companhia Siderúrgica Nacional, a Petrobras - hoje ameaçada pelo governo entreguista de Bolsonaro. 

CONQUISTAS - Foi no seu governo que as mulheres conquistaram o direito de votar, por meio do Decreto 21.076, em fevereiro de 1932. Na ocasião, o Brasil ganhou a Justiça Eleitoral e o sistema eleitoral, o voto secreto. Um ano depois, nas eleições da Assembleia Constituinte, pela primeira vez, a mulher votou e foi votada.

As realizações de Vargas foram decisivas ao crescimento econômico e político do Brasil. Ele modernizou o País.

Veja algumas das suas obras:



CLT - O ano era 1943. Vargas criou a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), um dos maiores avanços nos direitos do trabalhador no mundo.

JUSTIÇA DO TRABALHO - Também no governo getulista, o Brasil ganhou a Justiça do Trabalho. Ano de 1939.

PARTIDO - Vargas criou o  PTB, em 1945. Pela primeira vez a classe trabalhadora brasileira tinha seu partido.

PETROBRAS - Foi uma guerra com os entreguistas e vendedores da Pátria. Mas Getúlio Vargas criou um dos maiores patrimônios do País, a Petrobras, à base da campanha  “O petróleo é nosso!”, criando condições para nossa soberania energética.

CSN - A Companhia Siderúrgica Nacional foi outro grande feito varguista. A CSN se transformou em símbolo do progresso e industrialização, derrotando a oposição que era feita pelos Estados Unidos.

EDUCAÇÃO - Getúlio promoveu profundas reformas. Valorizou o ensino primário, que se tornou obrigatório, e criou o Ministério da Educação e Saúde Pública.

Cabeça - Nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) fala do grande brasileiro: “Quanto mais a gente conhece a vida e a obra de Getúlio, mais o admiramos. Valente, amigo do povo, íntegro. Seu exemplo nos orienta e estimula a lutar por um Brasil forte, soberano, justo e moderno”.

MAIS - 
www.pdt.org.br/era-vargas/
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email