Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 5/9/2022 - segunda-feira

Exerça a cidadania! Receba bem
o recenseador e participe do Censo

O Censo 2022 já está nas ruas. Ou melhor, de casa em casa entrevistando os brasileiros. A pesquisa começou em todo país dia 1º de agosto. Previsão de término é outubro. Até lá, os recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços sendo 75 milhões de domicílios, entrevistando 215 milhões de pessoas. 

BALANÇO – Primeiro balanço divulgado pelo IBGE, final do mês passado, mostra que já foram entrevistadas 59.616.994 pessoas em mais de 20 milhões de domicílios no País.

O Censo acontece a cada 10 anos. O levantamento de 2020 foi adiada por conta da pandemia da Covid-19. 

ENTREVISTAS - São aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos pra ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.

Receber bem o recenseador e participar da entrevista é um ato de cidadania. Não precisa ter medo de abrir a porta. Este trabalhador é um agente do estado, treinado especificamente pra coletar informações dos brasileiros. 

PROBLEMAS - Infelizmente, os recenseadores enfrentam dificuldades no dia a dia. Grosseria, muitas recusas, violência e até assédio sexual são alguns dos problemas citados pelos os que trabalham no Censo 2022.

TRABALHADOR - Nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) diz: “O recenseador é um trabalhador. Presta um importante serviço para o país. Faz um raio-X da nossa situação econômica e social. O resultado desse trabalho ajuda na elaboração de políticas públicas que vão beneficiar nossa população. Devemos receber bem o recenseador em nossa casa”.

SEGURANÇA - Existem mecanismos pra saber se realmente aquela pessoa que está batendo à porta de sua casa é realmente funcionário ou não do IBGE.

O recenseador está sempre uniformizado. Usa colete azul do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível confirmar a identidade do agente a partir do QR Code do crachá no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181. 

É preciso digitar número de matrícula, CPF ou identidade do recenseador.

PARTICIPE - É importante ser entrevistado. As informações serão mantidas em sigilo. Receba bem o recenseador. Participe do Censo 2022.

INFORMAÇÕES - Em caso de dúvida, ligue: 0800.721.8181.


O recenseador está sempre uniformizado. Usa colete azul, boné do Censo, crachá e o Dispositivo de Coleta

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email