Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 13/9/2022 - terça-feira

Diretor Nildo fala em live e convida
para Seminário de Saúde, dia 24

A live do Sindicato na última quinta, dia 8, tratou de saúde e segurança no trabalho. Participou nosso diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo). Ele também responde pelo Departamento de Segurança e Saúde do Sindicato. Nildo, que tem origem profissional na Bardella, é Técnico em Segurança no Trabalho.

A live teve dois objetivos principais. Uma, reafirmar o compromisso do Sindicato com a saúde e segurança da categoria metalúrgica. Outra, chamar os interessados para o Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho, que vai acontecer em nosso Sindicato dia 24 deste mês.

Segundo Nildo, o Departamento participa de eleições de Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e também orienta cipeiros eleitos a bem desempenhar seu papel nos ambientes de trabalho. “O metalúrgico pode nos procurar na sede, falar comigo ou com o Rodrigo, e terá todo apoio nas questões de segurança”, ele afirma.

O Brasil, que já foi campeão mundial em acidentes de trabalho, segundo Nildo, “ainda é um dos líderes dessa triste estatística”. Nosso diretor adverte que o acidente - ou a doença adquirida no trabalho - afeta e muito também a parte psíquica e emocional da vítima.

O diretor Nildo diz: “Por isso, a questão da saúde mental será um dos painéis do nosso Seminário, dia 24. Precisamos debater esse grave problema, porque ele é crescente nos locais de trabalho e na vida moderna”.

SUS - Além da questão específica de segurança e saúde nos ambientes de trabalho, Elenildo Queiroz Santos chama atenção para a necessidade do País valorizar o Sistema Único de Saúde. “As tabelas do SUS estão muito defasadas e o setor foi duramente afetado por cortes orçamentários feitos pelos governo Temer e Bolsonaro”.

CAT - Outro tema abordado na live foi a Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT. “A qualquer acidente ou doença, a empresa precisa emitir a CAT e dar uma cópia ao trabalhador ou a quem o represente”, orienta Nildo. Caso a empresa se recuse a fornecer o documento, o trabalhador deve procurar o Sindicato, que pode emitir a CAT ou pressionar a empresa a fazê-lo.

Assista - A live está disponível na íntegra em nosso canal do YouTube.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email