Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 21/9/2022 - quarta-feira

Está na hora de escolher bem o seu deputado

Pesquisas do Data Folha e de outros institutos mostram que mais da metade do eleitorado brasileiro ainda não tem candidato definido pra deputado, seja estadual ou federal. O índice dos que não se lembram em qual deputado votaram na última eleição supera 80%.

Se essa tendência for mantida haverá um grande número de abstenções nesse tipo de voto. A Câmara Federal tem 513 deputados e, dos atuais, 86% buscam a reeleição. Segundo Antônio Augusto de Queiroz, consultor político em Brasília, a tendência é de que cerca de 45% sejam eleitos. Ou seja, pode haver em torno de 55% de renovação.

As pesquisas também mostram que o Congresso Nacional é uma das instituições com mais baixo prestígio entre os brasileiros. Isso, de certa forma, explica o desinteresse pelo voto proporcional - ou seja, deputado estadual, deputado federal e senador.

Direito
- Nosso Sindicato, sempre que há oportunidade, orienta o trabalhador a votar na chapa inteira. O presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) argumenta: “Quanto antes o eleitor fizer essa escolha maior a sua chance de acertar o voto, pois terá tempo de pesquisar quem é quem e que compromissos tem o candidato”.

Fontes - Atualmente, existem muitas fontes onde a pessoa se informar corretamente. Nosso Sindicato orienta acessar a plataforma QUEMFOIQUEM do Diap - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. Ali, o eleitor verá se o deputado ou senador votou a favor da saúde, da educação e do emprego. Ou se votou a favor do corte de direitos trabalhistas e previdenciários, assim como pelo congelamento de programas sociais.

Cabeça orienta: “O eleitor é livre. Mas o trabalhador é melhor que seja seletivo, procurando votar em candidatos que respeitem direitos e apoiem políticas de inclusão social”.

MULHER -
Cabeça também chama atenção para a necessidade de serem eleitas mais mulheres. Até porque a mulher é maioria na população e também no eleitorado. “O voto da mulher e na mulher fará a diferença nessas eleições”, ele diz. E recomenda: “Procure saber quem é a candidata, sua história, sua postura, suas propostas”.

TRIBUNAL
- Uma importante fonte de informações é o site do Tribunal Superior eleitoral (TSE). Acesse https://www.tse.jus.br/ - conheça mais o sistema eleitoral brasileiro, que é seguro e democrático.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email