Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 21/9/2022 - quarta-feira


Brasil desmata, Sindicato
preserva. Viva o Dia da Árvore!

Muitos habitantes da cidade mal prestam atenção nas árvores. Pior: muitos depositam lixo junto a seus troncos, maltratam ou mesmo derrubam árvores.

Isso é resultado do quê? Da ignorância. As árvores são fundamentais à vida humana e ao equilíbrio do ecossistema.  
Uma árvore adulta absorve, em um ano, cerca 22 quilos de gás carbônico, e produz oxigênio suficiente para a respiração de dois adultos. Isso acontece pela fotossíntese, que ocorre de duas maneiras: quando a planta obtém glicose, durante o dia, e por meio da respiração, quando a planta “quebra” a glicose para obter energia, durante a noite.

Sindicato -
Em nosso Clube, o Sindicato preserva quatro alqueires de mata. Além de embelezar o local, a reserva purifica o ar, preserva o solo, retém água no solo, produz flores e frutos, que atraem pássaros e animais de pequeno porte. Ou seja, a mata do Clube forma um ecossistema que beneficia toda a região.

Desmatamento - Infelizmente, a consciência ambiental ainda é atrasada no Brasil. Além da omissão governamental, a ação das madeireiras e dos garimpos ilegais devasta grande parte das florestas, como ocorre atualmente na região amazônica. O ano de 2001 registrou a maior devastação em 14 anos. E só em fevereiro de 2022, foram destruídos 303 km² de mata nativa na Amazônia Legal, o que equivale ao tamanho de uma cidade grande como Fortaleza.

Nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) afirma: “O respeito à natureza faz parte das ações prioritárias em nosso Sindicato. Pessoas, empresas e governos deveriam não só plantar árvores, como também conservar a vegetação”.


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email