Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
21/10/2022 - sexta-feira


Médica orienta sobre necessidade
de prevenir o câncer de mama

Nosso Sindicato realiza este mês a Campanha Outubro Rosa. Por isso, a live de quinta (20) recebeu uma médica. É a especialista Thais Mora, diretora da Clínica TM, parceira do Sindicato. A médica falou sobre câncer da mama. Ele destacou a importância da prevenção. Também explicou sobre os procedimentos clínicos, a mamografia e as formas de tratamento.

A dra. Thais recomenda informação, orientação e prevenção. Ela diz: “Nosso País carece de políticas sociais de prevenção. Não podemos deixar pra tratar a doença depois. Uma população bem orientada sabe se prevenir melhor”.

Principais trechos da live:

Diagnóstico - A prevenção é o melhor caminho. Até porque o câncer de mama, quando diagnosticado no começo, tem grandes chances de ser curado.

Corpo - O corpo sempre dá sinais de que algo não está bem. Oriento às pacientes a se observar e se conhecer. Alterações de textura, de cor, dor, qualquer mudança é importante para a prevenção.

Autoexame - A orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia não é mais o autoexame. A pessoa precisa passar na consulta médica e, se recomendado, a mamografia.

Alterações - Em estágios avançados, as mulheres podem ter retração no bico do peito. Alteração na pele, vermelhidão ou até só dor. Pode haver ulceração e até sair líquido.

Mamografia – É exame de imagem, não é tanto confortável. É feito um aperto mamário, em que se detectam a densidade da mama e visualizações de nódulos. Pra fazer a mamografia existem indicações. Para uma mulher de 45 é indicado. Mas, para as de 35, não. Melhor fazer o ultrassom.

Periodicidade - Depois dos 40 tem que ser feita todo ano. De 35 pra frente, sim, se tiver antecedentes familiares positivos, recomenda a Sociedade Brasileira de Mamografia. Se for pelo SUS, após os 50 anos.

Custo - Aqui na Clínica TM temos promoção de mamografia. O exame tem valor acessível, ou seja, R$ 80,00.

Tempo - A mamografia demora no máximo 10 minutos. Mas não pode ficar com creme ou desodorante. É um incômodo que vale a pena. O resultado sai no máximo uma semana depois.

Homem -
Em casos raros o homem pode ter também câncer de mama. Incidência chega a 1%. São os mesmos sintomas da mulher.

Adolescente - A jovem pode ter câncer de mama, sim. É raro, mas muito agressivo. A incidência do câncer na mulher é sempre depois dos 40 e associado à menopausa.

Estilo de vida - Obesidade é um dos fatores que aumentam o risco. Fumar também é fator de risco. O sedentarismo é outro problema.

Prevenção -
Temos que estabelecer políticas sociais em nosso País para fins de prevenção, e não deixar pra tratar a doença só depois. Uma população bem orientada saberá se prevenir.

Prótese - Quando necessária a retirada do seio, o SUS fornece a prótese mamária à paciente que precisa retirar. A cirurgia de retirada total é a mastectomia. Ocorre em caso de metástase.

ONDE FICA - Clínica TM, rua Diogo de Farias, 231, Centro. O telefone é 2656.6733.

Assista - A live já está disponível em nosso canal do YouTube. Clique aqui pra ver.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email