Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 28/10/2022 - sexta-feira

Líder metalúrgica chama
mulheres ao voto e à mudança

A convidada da live de quinta (27) foi a vice-presidente dos Metalúrgicos de Osasco, Mônica Veloso.  A dirigente destacou a diferença que o voto feminino fará neste segundo turno, domingo, dia 30. As mulheres são maioria no eleitorado brasileiro.

Mônica concorreu a deputada federal, pela primeira vez, e obteve 11.546 votos. A dirigente fala de sua expectativa para o segundo turno. “Meu sentimento é de que o ex-presidente Lula governará o Brasil”, afirma.

Confira os trechos da entrevista:

Ataques - Há muitas demandas a serem ajustadas para as mulheres, que têm sofrido muitos cortes em políticas, gerando impacto negativo na qualidade de vida das trabalhadoras. Se o Lula assumir o governo, ele deve repactuar o que tem relação direta com o papel e protagonismo das mulheres nas políticas públicas.

Reformas - Não dá pra aceitar o formato da Carteira verde e amarela. Ela não dá direitos mínimos pra mulher. As duas reformas do governo, a trabalhista e a previdenciária, agravaram a precariedade da relação de trabalho das brasileiras.

Outubro Rosa - Estamos no mês de combate e prevenção ao câncer de mama. O atual governo destinou o menor orçamento pra essa questão. Na saúde, precisamos ter campanha forte e investimentos na prevenção.

Política - Este ano, cresceu o número de mulheres que buscaram espaço nas eleições. É a boa notícia é que o Congresso vai aumentar um pouco. De 15% pra 17% da representação. É um pequeno avanço.

Reindustrialização - Existe espaço pra isso. Precisamos retomar a atuação do Brasil no sentido de construir uma política de reindustrialização. Precisamos construir isso com os setores privados, agregando ciência e tecnologia. O Brasil é um celeiro de biodiversidade, de engenharia e tem total capacidade de retomar a indústria.

Câmaras setoriais - Em muitos países essas câmaras atuam bem. Precisamos reconstruir essa estratégia. Esse desgoverno criou grupos de trabalho que visam redefinir estratégias e investimento do País em áreas econômicas. Mas o movimento sindical jamais foi convidado pra essa discussão.

Ministério - Sou a favor de reabertura do Ministério do Trabalho, com papel redefinido. Hoje ainda persistem situações análogas à escravidão, grande exploração do trabalho. O Estado precisa dar as condições de fiscalização e equilíbrio.

Sugestões - Desejo ao presidente eleito muita força. Dizer a ele que é preciso recriar o Ministério de Políticas para mulheres, voltado para questão da saúde, da capacitação e qualificação profissional.

Assista - A live está disponível em nosso canal de Youtube. Acesse!

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email