Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 14/11/2022 - segunda-feira

Advogado do Sindicato explica
andamento das negociações salariais

Mais de 60% da nossa base já é beneficiada com acordos firmados da Campanha Salarial 2022. Para falar do assunto, a live desta semana entrevistou o advogado e coordenador Jurídico do Sindicato, dr. Marcílio Pennachioni. 

O advogado explicou os passos da Campanha Salarial desde o início, com assembleia no Clube de Campo da categoria, dia 25 de setembro. “Lá pedimos autorização para categoria para iniciar o processo de negociação coletiva e lá foi aprovado”, disse.

Confira os principais trechos da entrevista:

Assembleia – No dia 4, apresentamos à categoria a proposta que veio primeiramente de um setor patronal, que é o Sindicato que representa a indústria automotiva, o Sindipeças. 

Proposta – Tratamos das cláusulas econômicas. Reposição do INPC integral, além do Abono de 15%. A proposta foi aprovada pelo patronato e pelos trabalhadores.

Abono – Será em duas vezes. A primeira parcela para pagamento no dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro. O acordo vale em cima do salário nominal do empregado. 

Fundição – Ontem, dia 8, a Convenção Coletiva da Fundição foi assinada na mesma base do Sindipeças. 

Sindimaq – As tratativas estão bem avançadas, mas percebemos que esse segmento siga o que foi fechado com o Sindipeças e a Fundição.

Recusa – O Grupo 10 e o Sianfesp têm resistido na negociação. Nossa Federação já está tomando providências com relação ao Sianfesp. No Grupo 10, por falta de acordo buscamos negociar caso a caso nas empresas. O Grupo 10 nem vem representando os empregados. 

Acidente de trabalho – São poucas categorias que têm garantia de emprego para quem sofre acidente. Temos uma cláusula que garante segurança até que chegue a aposentadoria. Basta o trabalhador atender alguns requisitos. Essa é uma das cláusulas mais importantes da Convenção.

Doença de trabalho - O trabalhador que é portador de doença profissional tem de 30 a 33 meses de garantia de emprego. A lei trabalhista só garante 12 meses. 

Assista – A live já está disponível na íntegra em nosso canal do Youtube. Acesse abaixo.