Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Luta por emprego e patrimônio da categoria
são destaques no Jornal Sindical

O Jornal Sindical de março aborda a mobilização que nosso Sindicato tem feito em defesa do emprego, por direitos e benefícios. A manchete “Mobilização cresce nas fábricas e ocupa ruas em todo o País”, sintetiza as ações sindicais para enfrentar os efeitos da crise financeira, que começaram nas fábricas e evoluíram para grandes manifestações por medidas que fortaleçam a economia e garantam o nível de emprego. 

Foto: J.Gomes
As ações do Sindicato já resultaram em avanços, como os benefícios adicionais alcançados para os 380 companheiros da WEG Motores, demitidos em razão do fechamento da fábrica de Guarulhos. Após o acampamento na fábrica e várias rodadas de negociações, a empresa cedeu e negociou um pacote vantagens. O presidente José Pereira dos Santos comenta: “Toda empresa tem responsabilidade social. E com a WEG não é diferente”.

Outra conquista aconteceu na Schwing Stetter (Terra Preta), onde foi fechado pacote de benefícios para os companheiros demitidos em janeiro e fevereiro, além de estabilidade até 30 de junho para os que permanecem na fábrica.
 Trabalhadores da Lepe leem o Jornal Sindical, edição de março

O Jornal Sindical também mostra como os metalúrgicos de Guarulhos tiveram uma presença marcante no Dia Internacional de Luta por Emprego e Direitos. Nosso Sindicato esteve representado por uma delegação de mais de 100 pessoas, entre diretores, assessores, e trabalhadores da ativa e aposentados, na grande manifestação realizada dia 30 de março pelas Centrais Sindicais, em São Paulo.

A grande atração da manifestação foi a guilhotina e os carrascos que levamos ao protesto. O secretário-geral Heleno Benedito da Silva comenta: “Essa é uma forma inteligente de chamar a atenção para as bandeiras do protesto”.

A ação sindical foi decisiva na conquista de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados), que beneficiou mais de 900 trabalhadores de pequenas e medias empresas. A diretoria esteve à frente em conquistas por pagamento de parcelas atrasadas da Participação e garantiu a regularização na entrega de vale-transporte, registro em Carteira, pagamento de hora extra e implantação de Programa de Cargos e Salários para centenas de companheiros.

Patrimônio - Dia 26 de abril será inaugurado o Ginásio Poliesportivo “Eleno José Bezerra”, o maior e mais moderno de Guarulhos. Esta é outra obra que se soma ao patrimônio do nosso Sindicato, e que pertence aos metalúrgicos.

Nas páginas centrais e na última página, o Jornal Sindical destaca todo esse patrimônio dos trabalhadores metalúrgicos, além dos detalhes da grande festa de inauguração do ginásio, que terá como ponto alto a Banda Calypso, além de outros artistas de Guarulhos.

Destaques - Outras matérias dão destaque à homenagem às mulheres, dia 13 de abril, que lotou o auditório da nossa sede; o auditório também ficou lotado dia 7 de março, durante palestra sobre LER/Dort (Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), com a dra. Maria Maeno, da Fundacentro.

Sindicalização - Na página 9, o assunto é sindicalização. Centenas de companheiros estão procurando o Sindicato para se associar. O jornal explica porque vale a pena ser sócio do Sindicato e os serviços e benefícios que a família metalúrgica ganha.

Clique na imagem e veja o Jornal

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email