Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 17/5/2023 - quarta-feira

COM AS MÃES NESTE SÁBADO

 

 Josinaldo José de Barros (Cabeça),
Presidente

Diretoria Metalúrgicos em Ação. 
E-mail: josinaldo@metalurgico.org.br 
Facebook:
 /josinaldo.cabeca.1

Neste sábado, dia 20, nosso Sindicato vai homenagear as mães trabalhadoras. Será um café da manhã no Clube de Campo, no Parque Primavera, a partir das 10 horas. Será um dia especial, de congraçamento. A homenagem se deve ao Dia das Mães, transcorrido no último dia 14.

Apesar do conhecido interesse comercial que cerca a data, o fato é o que o segundo domingo de maio virou um acontecimento nacional. Nesse dia, as famílias se reúnem em torno da figura central do núcleo familiar, que é a mãe.

Contraditoriamente, a sociedade que reverencia a mãe é a mesma que discrimina a mulher, tolera o racismo e tantas vezes faz vistas grossas à violência de gênero. Em que pesem avanços legais, como a Lei Maria da Penha, as agressões e o assassinato de mulheres chegam a níveis alarmantes.

Assim sendo, faremos dia 20 não apenas um evento comemorativo. O Departamento Feminino do Sindicato reforçará suas bandeiras, entre as quais a igualdade de oportunidades profissionais, a equidade salarial entre homens e mulheres na mesma função e o fim do assédio moral e sexual.

Gestores do mercado de trabalho gostam muito de falar em colaboradores e colaboradoras. Há muita falsidade nisso, porque a mulher negra, por exemplo, é a última a ser contratada e a primeira a ser dispensada. Em março, o IBGE informava que, das 5,3 milhões de mulheres desempregadas, 3,4 milhões eram negras. O salário da trabalhadora, em geral, é 21% menor que o pago ao trabalhador. Com relação à negra, essa diferença está perto de 40%.

Tudo muda e o próprio formato da família vem se transformando. Hoje, uma grande parte das famílias tem a mulher com arrimo. Na nossa base, as metalúrgicas compõem 19% da categoria. Certamente, entre essas muitas são arrimo de família.

Ao homenagear a mãe trabalhadora no sábado, nosso Sindicato reafirmará os compromissos por igualdade e contra a discriminação. Felizmente, a homenagem deste ano ocorre com um governo mais progressista, democrático e mais humano. O último governo, lamentavelmente, tratava a mulher como ser de segunda classe e, com isso, incentivava o machismo. Tenho esperança de que essa página suja esteja virada.

Ação - Nosso Departamento Feminino é composto pelas diretoras Roseli Lima, Raquel de Jesus e Márcia de Aquino. Essas companheiras têm todo apoio do conjunto da diretoria, porque o respeito à mulher marca o nível civilizatório de uma Nação.

Registro que, em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o presidente Lula anunciou 24 medidas pró-mulheres. Ele anunciou que faria, e já fez, Projeto de Lei pra garantir igualdade salarial. A Câmara dos Deputados já aprovou e agora a matéria se encontra no Senado. Destaco que esse PL traz a palavra “obrigatoriedade”. Porém, infelizmente, algumas deputadas mulheres votaram contra.

Convido todas as mães sócias do Sindicato para nosso café da manhã, sábado, dia 20, às 10 horas, no Clube de Campo. As companheiras receberão uma pequena lembrança e concorrerão e uma bicicleta.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email