Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 7/6/2023 - quarta-feira

As condições melhoraram

 

 Josinaldo José de Barros (Cabeça),
Presidente

Diretoria Metalúrgicos em Ação. 
E-mail: josinaldo@metalurgico.org.br 
Facebook:
 /josinaldo.cabeca.1

No primeiro trimestre, o Produto Interno Brasileiro (PIB) cresceu 1,9%. E os economistas já projetam um crescimento maior da economia pra este ano - em torno de 2%.

O mercado de crédito privado também tem crescido no trimestre e só não foi maior porque o Banco Central sabota o Brasil com uma taxa Selic de 13,75% ao ano.

Como não existe efeito sem causa, é preciso, por questão de justiça, reconhecer o fator Lula nesse crescimento. Ou seja, um governo que respeita a democracia, garante contratos e adota medidas pontuais a favor da população e de setores do mercado.

O governo reduziu impostos pra montadoras de veículos, o que pode aquecer o mercado, ajudar a manter o emprego atual e gerar novos postos de trabalho. O presidente Lula também trabalha pela volta do carro popular e quer estimular a produção de caminhões a diesel, bem como de carros elétricos pro transporte escolar.

Hoje mesmo, quando escrevo este artigo, governo, sindicalistas e trabalhadores em aplicativos se reúnem em Brasília, buscando meios de ampliar as garantias legais a esses quase dois milhões de trabalhadores. A legalização desses companheiros também ajudará nosso mercado interno.

O nível de investimentos privados ainda deixa a desejar. Mas vai subir na medida em que o arcabouço fiscal for aprovado e o dinheiro adicional do Bolsa-Família (R$ 70 bilhões a mais) for chegando ao mercado.

Porém, há outras oportunidades positivas pela frente, como a aprovação da política de valorização do salário mínimo e a queda nos juros. Uma parte do empresariado andava muito bolsonarista. Mas agora esses empresários já percebem que a chance de baixar juros depende do empenho do presidente Lula. E ele tem se empenhado pra baixar a crista do Banco Central neoliberal. 

Lula é um governante compromissado com o mercado interno e o setor produtivo. Ele tem viajado a vários países, procurando abrir as exportações brasileiras e atrair investimentos.

Dieese - Recomendo acessar o site www.dieese.org.br - você verá que as negociações coletivas das categorias têm tido mais aumento real. Em abril, esse aumento contemplou 62% das negociações avaliadas. Em maio, a pesquisa mostra que o ganho real beneficiou 69,8% das categorias. Está ótimo? Não. Mas está melhorando. 

Peço aos companheiros que fiquem atentos ao desempenho das empresas onde trabalham. Onde houver melhorias, peço avisar o Sindicato pra que nós possamos negociar acordos melhores de PLR - Participação nos Lucros e/ou Resultados. Esse tipo de informação também pode ajudar o Sindicato na campanha salarial que se aproxima.

Votamos em Lula pra recolocar nosso País no trilho do crescimento. O Presidente da República não é o Super Homem. Mas tem feito o que pode. Inclusive se esforçar pra garantir a democracia no País. E nós devemos apoiar as boas iniciativas do governo, pra que o Brasil cresça e todos ganhem. 
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email