Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 14/6/2023 - quarta-feira

Com Simone Tebet


 

 Josinaldo José de Barros (Cabeça),
Presidente

Diretoria Metalúrgicos em Ação. 
E-mail: josinaldo@metalurgico.org.br 
Facebook:
 /josinaldo.cabeca.1

Segunda, dia 12, aconteceu uma reunião sindical muito importante em São Paulo. Foi o encontro entre Simone Tebet, ministra do Planejamento, as Centrais e as direções de diversos Sindicatos. A ministra foi à Capital paulista debater o Plano Plurianual (PPA), que indica a destinação dos recursos públicos que poderão ser incluídos no Orçamento do País.

Nosso Sindicato foi representado pelos diretores Ricardo Pereira de Oliveira e José Carlos de Oliveira (Chorão). Ao final da plenária, Ricardo conseguiu entregar à ministra um exemplar da nossa revista sobre os 60 anos do Sindicato.

Por orientação do presidente da República, Simone Tebet tem percorrido Estados e grandes cidades, a fim de debater o PPA e estimular a sociedade a apresentar propostas. Segundo a ministra, até a segunda, o aplicativo do PPA Participativo já havia recebido duas mil propostas e 200 mil pessoas tinham acessado o site.

O governo tem até 31 de agosto pra apresentar seu PPA ao Congresso Nacional, onde acontecerão os debates e as negociações. A própria ministra pediu ao movimento sindical que se engaje nessa luta pela correta aplicação do dinheiro público. Assim como Tebet, o Sindicato defende que seja dada prioridade ao emprego, educação, saúde e ao saneamento básico. Além disso, é preciso reforçar a qualificação profissional e baixar os juros. 

Outro ponto destacado por Simone Tebet foi a reforma tributária. Segundo ela, o País não cresce há quase três décadas e muito dessa paralisia se deve à estrutura tributária desigual e injusta. A ministra citou que a indústria é o setor produtivo mais prejudicado, e que isso precisa mudar.

Tebet falou pra toda a plenária, mas fez questão de valorizar as mulheres. Ela disse: - “Queremos um País mais igual, com mais coração, com maior ação feminina”. Vale lembrar que foi Simone Tebet, quando candidata à Presidência da República, que defendeu igualdade salarial entre homens e mulheres. Justiça seja feita a Lula, que já apresentou projeto de lei com esse objetivo.

O movimento sindical é uma força ativa na história brasileira. E nosso Sindicato, ao longo das seis décadas de vida, sempre procurou participar do debate democrático. E foi o que fizeram na tarde da segunda nossos diretores Chorão e Ricardo.

A participação em eventos mais amplos, como este não tira o Sindicato de nossas tarefas cotidianas. Tanto assim que na manhã da mesma segunda-feira nossos diretores Ricardo, Márcia e Fala Mansa estiveram na Schwing e na ADKF (ambas em Mairiporã), onde comandaram assembleias que aprovaram acordos de PLR aos trabalhadores.

Quem me conhece sabe que sou uma pessoa otimista. Eu tenho fé no futuro do Brasil. Mas só ter fé não basta. É preciso trabalhar muito, atuar com responsabilidade e participar dos debates que beneficiem o povo brasileiro.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email