Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Sindicato participa da Campanha da Voz

Nosso Sindicato participou terça-feira (14), em parceria com a Plenavox – Fonoaudiologia e Consultoria em Comunicação Verbal, da VI Campanha da Voz, desenvolvida na cidade pela Universidade de Guarulhos (UnG). Das 9 às 17 horas, dezenas de metalúrgicos associados e dependentes passaram pelo posto de atendimento fonoaudiológico instalado em nossa sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro).

As pessoas foram atendidas gratuitamente pela fonoaudióloga Mayara Polli dos Santos. Aquelas que apresentaram alterações vocais foram encaminhadas para avaliação médica, também gratuita, no Mutirão da Voz, que aconteceu na quarta-feira (15), das 9 às 16 horas, no Campus Centro da UnG.

Sandra Barbosa Marcílio fez o teste e aprovou

A professora Márcia Menezes, coordenadora da campanha, diz que os índices de doenças relacionadas à voz são preocupantes. “Além disso, a falta de orientação acaba por dificultar ainda mais a conscientização. O metalúrgico é um profissional que está sujeito às doenças da voz, pois trabalha em ambiente com poluição e muito barulho, o que faz com que force a voz. Isto pode trazer complicações no futuro. Com um trabalho conjunto, iremos mostrar que um simples indício pode acarretar em grave problema quando não tratado adequadamente”, explica.

Heleno Benedito da Silva, secretário-geral do Sindicato, afirma: “A saúde do trabalhador é uma preocupação constante da nossa entidade. Por isso apoiamos esta campanha e outras mais que tragam benefício para nossos companheiros”.

Sandra Barbosa Marcílio fez o teste e aprovou: “Sinto a voz rouca às vezes e se você for marcar uma consulta com um fonoaudiólogo demora meses. O Sindicato me deu esta oportunidade e agora posso ficar tranqüila, porque não tenho nada na garganta”. Sandra é casada com Carlos Evangelista dos Santos, da Júlio Simões, e esteve acompanha da filha Érika.

Manoel Protásio Neto (foto ao lado), da GM Galvanização, também fez o teste e diz: “Estou com 58 anos e ultimamente tenho muito pigarro. Fiz o teste aqui no Sindicato, de graça, e vou seguir à risca os conselhos que a fonoaudióloga me deu”.

Índice - De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocupa a segunda colocação na lista de países com mais casos de câncer de laringe registrados no mundo, com mais de 15 mil novas ocorrências por ano. A liderança é da Espanha.

Faz mal para a voz: falar longos períodos sem interrupção; alto demais; conversar em ambiente ruidoso (barulhento); consumir em excesso alimentos gordurosos, doces e refrigerantes; noites mal dormidas; períodos de estresse; fumo e álcool. Os sintomas mais freqüentes de que algo não vai bem, segundo Márcia Menezes, são: secura na boca ou na garganta; pigarro constante; ardor ou dor na garganta ao falar e rouquidão.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email