Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 9/8/2023 - quarta-feira

Obrigado, amigo João


 

 Josinaldo José de Barros (Cabeça),
Presidente

Diretoria Metalúrgicos em Ação. 
E-mail: josinaldo@metalurgico.org.br 
Facebook:
 /josinaldo.cabeca.1

O sindicalismo sofreu um forte baque domingo, dia 7. Morreu João Batista Inocentini, fundador do Sindnapi - Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical. Ele tinha 72 anos.

João Feio, como era popularmente conhecido, foi metalúrgico, ferramenteiro na Ford Ipiranga, Capital, e teve presença constante nas lutas de sua categoria. Ele também se destacou na Força Sindical como uma liderança de primeira grandeza.

No ano 2000, João e outros companheiros, entre os quais Luiz Antônio de Medeiros e Paulo Pereira da Silva, decidiram criar uma entidade específica de aposentados. Sua fundação aconteceu em Praia Grande, com cinco mil participantes.

Hoje, o Sindnapi, aos 23 anos, é uma das maiores entidades de classe do mundo, com cerca de 500 mil sócios. A meta é chegar a um milhão.

Sob liderança do companheiro João, o Sindicato dos Aposentados adquiriu respeitabilidade em todos os quadrantes, junto ao Congresso Nacional, governos, Judiciário e ao conjunto do movimento sindical, inclusive internacional.

O Sindnapi virou uma potência, com 80 subsedes pelo País, das quais 20 são próprias. A entidade ocupa uma grande sede no Centro de SP e possui duas Colônias de Férias - uma terceira está em fase de conclusão.

Serviços - A diretoria comandada por Inocentini instituiu uma política efetiva de prestação de serviços, como o Projeto Viver Melhor, que garante benefícios a aposentados e pensionistas. Os associados também dispõem de uma forte cooperativa de crédito.

Outra conquista das lutas comandadas pelo Sindnapi foi antecipar o pagamento do salário mínimo de maio pra janeiro. Inocentini sempre manteve relação autônoma com governos, mas tinha especial afinidade com Lula, que também foi metalúrgico até os anos 80. Na luta por aumento real para o mínimo, o Sindnapi é uma das forças com maior poder de pressão.

Outra marca do Sindicato é jurídica. A entidade acumula inúmeras vitórias para os aposentados, nas questões previdenciárias ou cidadãs, como passagem gratuita a pessoas acima de 60 anos e redução na taxa de juros no empréstimo consignado.

João Batista Inocentini sempre foi um grande parceiro dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região e de nosso Sindicato. Essa afinidade permitiu que, em julho do ano passado, na rua Etore Thomaz Tamassia, 48, Centro, passasse a funcionar uma subsede do Sindnapi, com vários serviços.

Brincalhão nas amizades, mas disciplinado no exercício do mandato, João Inocentini deixa um legado de trabalho, conquistas e realizações. Ele ajudou a elevar o patamar de organização e autoestima da terceira idade. E isso é um avanço histórico em nosso País!
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email