Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
9/10/2023 - segunda-feira

Sindicato reinicia assistência previdenciária
na sede. Veja como fazer


Assistência previdenciária. Orientações a quem está em vias de se aposentar. Juntar a papelada guardada na gaveta. Acompanhar os lançamentos no CNIS. Aposentadoria especial. Documento histórico-laboral do empregado, o chamado PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário. E tem mais. Mas vamos. Inicialmente. esclarecer essas questões todas.

Por quê? Nosso diretor Jurídico, dr. Marcílio Penachioni, explica: “A cada ano as dificuldades pra se aposentar aumentam. Essa pressão toda começou ainda em 1994, quando o Presidente Fernando Henrique Cardoso impôs o Fator Previdenciário, que foi muito lesivo”.

Devido ao aumento nas exigências para a aposentadoria e ao surgimento de regras cada vez mais complicados, a diretoria Metalúrgicos em Ação decidiu centralizar a questão previdenciária no Jurídico da casa.

Pra se ter uma ideia das complicações, a Reforma Aprovada por Michel Temer, em novembro de 2019, subiu a idade do trabalhador de 60 pra 65 anos. A mulher, que, se contasse tempo suficiente, poderia se aposentar aos 55, viu surgir mais sete anos de trabalho pela frente - aposentando-se agora só aos 62 anos.

Equipe - Além do dr. Marcílio, que coordena a assistência, a linha de frente do atendimento será feito pela dra. Sandra. Ela se especializou no intrincado cipoal de leis, normas e resoluções ligadas à questão previdenciária e das aposentadorias.

Pra piorar as coisas, o governo Bolsonaro devastou a Pasta da Previdência, pouco se lixando com as aposentadorias dos brasileiros e brasileiras (na dos militares, ninguém mexeu, porém). E o INSS está com uma fila gigantesca, para perícias e procedimentos de aposentadoria.

Portanto, se você considera-se em tempos de se aposentar, separe bem as Carteiras, o que você tiver de Holerite guardado e, no dia agendado, leve tudo pra dra. Sandra. Ela diz: “Brasileiro de vez em quando tem uma febre e joga muita coisa fora. Cuidado pra não jogar no lixo a papelada que vai te ajudar a obter aposentadoria especial, a aposentadoria padrão e também definir melhor os valores dos benefícios”.

ONDE - No Jurídico do nosso Sindicato, à rua Harry Simonsen, 202, 1º andar, Centro.

PRESENCIAL
: Quinta e sexta, das 9h às 17 horas. Nos demais dias, você liga 2463.5300 e pede pra falar no Jurídico.

CABEÇA – Nosso presidente, Josinaldo José dos Santos, alerta: “As regras da aposentadoria são cada vez mais complexas. O apoio de um advogado qualificado é indispensável. Até porque um erro na hora da aposentadoria poderá trazer prejuízos pro resto da vida do trabalhadora e da trabalhadora”.

Lembrete - O Sindicato é o seu parceiro, também, quando você quer se aposentar.


Dr. Marcílio Penachioni coordena o departamento jurídico do Sindicato

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email