Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 16/10/2023 - segunda-feira

Busque apoio do Sindicato
na sua aposentadoria

Aposentar-se deveria ser uma operação fácil junto à Previdência Social. Mas não é! O emaranhado de leis e de procedimentos burocráticos retarda e dificulta a concessão da aposentadoria: “Ainda mais quando se trata de aposentadoria especial”, observa o dr. Marcílio Penachioni, responsável pelo jurídico do Sindicato.

Serviço - Por causa disso, nosso Sindicato voltou a centralizar o atendimento jurídico previdenciário. Isso vale pros que estão em tempo de se aposentar, a quem já se aposentou ou mesmo pros companheiros que buscam na Justiça receber diferenças do benefício.

O atendimento é feito na sede do Sindicato, toda quinta e sexta, pela dra. Sandra Gomes Joaquim, das 9 às 17 horas. O endereço é rua Harry Simonsen, 202, 1º. andar, Centro, Guarulhos. Agendamentos devem ser feitos pelo 2463.5300.

Carteira - Pra se aposentar, alguns documentos são indispensáveis. Portanto, antes de procurar a dra. Sandra no Sindicato, pegue sua Carteira de Trabalho ou junte as suas Carteiras. O dr. Marcílio recomenda: “Junte todo tipo de documento que possa comprovar tempo de serviço”.

PPP - Um desses documentos é o PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário. Tal documento relata as condições de trabalho e dá base para a aposentadoria especial do trabalhador. Ocorre que o PPP é expedido pela empresa, que muitas vezes age com má vontade e não fornece o documento. Aí o trabalhador tem que correr atrás e exigir o seu Perfil.

Dr. Marcílio Penachioni coordena o Departamento Jurídico

Ainda que junte as Carteiras, tenha em mãos o CNIS e o mesmo PPP. Deixando claro que o processo de aposentadoria não é automático. Principalmente se for caso de aposentadoria especial.

O dr. Marcílio Penachioni explica: “A Previdência nega praticamente 90% dos pedidos. Isso nos obriga a recorrer à Junta de Recursos da Previdência Social. Temos tido êxito eu diria em quase todos os recursos”.

Mas não significa que a novela acabou. A Previdência, ainda que perca no recurso, atrasa o repasse dos benefícios. Segundo nosso advogado, “isso nos leva a ingressar com recurso na Justiça, buscando receber os acumulados”.

Persistência - Todos esses problemas existem, é verdade. Mas o índice de vitória dos trabalhadores tem sido alto. Por isso, você não deve ficar angustiado ou desistir. Marcílio Penachioni comenta: “A aposentadoria deveria ser fácil de se obter, mediante apresentação da documentação. Mas não é assim. Por isso, o acompanhamento jurídico se torna essencial”.

Sindicato - Nunca deixe de procurar o Sindicato. Lembre-se: a dra. Sandra atende na sede das 9 às 17 horas, toda quinta e sexta. Seja pra se aposentar, rever o processo de aposentadoria ou buscar pagamento de diferenças pendentes.

Grátis. Importante: todo o atendimento pelo nosso Jurídico é gratuito.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email