Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
 24/10/2023 - terça-feira

Reajuste salarial é a lei que dá?
Isso é fake news: fique ligado!

Existe lei que reajusta aluguel? Existe. Existe lei que aumenta os planos de saúde? Existe. Existe lei que aumenta as parcelas de um produto comprado a prazo? Existe.

Mas, peraí: existe lei que reajusta os salários pela inflação acumulada? Não existe. E desde o governo Fernando Henrique, na década de 90, não há mais essa garantia.

O governo reajusta o salário mínimo, anualmente. O governo também define reajustes para Servidores federais, civis ou militares. Mas quem trabalha na iniciativa privada não tem essa garantia, não.

Explicação - Nosso advogado, dr. Marcílio Penachioni, explica: “Todo e qualquer reajuste no Piso, salário ou benefícios depende de negociação dos Sindicatos com os patrões”. Portanto, o Sindicato precisa ser representativo e forte. E essa força não é a diretoria sozinha que tem. Ela depende do apoio da base, da mobilização e da pressão das categorias profissionais.

Marcílio se lembra: “Na época da inflação disparada, havia reajuste semestral. Numa certa época, existia até gatilho salarial. Ou seja, se a inflação batesse em 10%, por exemplo, os salários tinham seus valores recompostos”.


Informe-se - Em tempos de fake news, o cidadão é bombardeado com todo tipo de notícia. Muitas são falsas. Por isso, companheiro(a), procure sempre o Sindicato.

Nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) afirma: “O Sindicato tem responsabilidade naquilo que fala e publica. Portanto, peço ao metalúrgico e à metalúrgica buscar sempre informação em nossa entidade e com nossos diretores”.

Dúvida - Você tem alguma dúvida sobre temas ligados ao trabalho e direitos? Caso tenha, ligue 2453.5300. Cabeça arremata: “Informação é igual remédio. Tem que ser remédio certo, pro paciente certo, na hora certa e na dose correta”.

MAIS - Acesse as redes sociais do Sindicato. Outra fonte boa é o Dieese - www.dieese.org.br
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email