Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 10/11/2023 - sexta-feira

Live recebeu Sandra Santos, batalhadora
das causas sociais e anti-racismo

Professora, advogada, historiadora, trabalhadora, batalhadora. Ela é Sandra Santos, a companheira que atualmente dirige a subsede do Sindicato Nacional dos Aposentados, em Guarulhos. A live foi apresentada por João Franzin, assessor de imprensa do nosso Sindicato.

Principais trechos:

  • Igualdade - “A Lei de Cotas é um acerto. Mas precisamos avançar mais. Os pretos e pretas precisam ter mais chances de promoção profissional em seus locais de trabalho”.
  • Abdias - “O Prêmio Abdias do Nascimento evolui com o tempo. Neste ano, dia 4 de novembro, homenageamos no Adamastor Centro diversas famílias negras. Sem uma boa base familiar, o negro terá ainda mais dificuldades de ascensão pessoal e profissional”.
  • Empresas - “Estamos pensando, para o Prêmio Abdias, do ano que vem, homenagear empresas que efetivamente tenham uma política contínua de valorização das pessoas afrodescendentes”.
  • Prática - “No discurso político todos são contra a discriminação. Mas na prática não é bem assim. Por isso, defendo que mulheres e homens negros se interessem por política e disputem cargos eletivos”.
  • Denúncia - “A denúncia da vítima de racismo deve ser feita com firmeza, verificando se o registro da ocorrência não vai maquiar o crime, o que viria a dificultar o andamento do inquérito policial e posterior abertura de processo”. 
  • Novembro - “Ter esse Mês da Consciência Negra é importante. Mas importa que essa consciência esteja presente todos os meses do ano. Nossa luta deve ser contínua”.
  • Lei - “Precisamos popularizar a Lei 10.369, que estabelece diretrizes e bases da educação pra incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira. Conhecer mais é uma forma também de reduzir o racismo, o bullyng, as agressões contra crianças, jovens, adultos e idosos negros”.
João Franzin durante live com Sandra Santos

Compromisso - Nosso Sindicato tem compromisso sólido com a inclusão social e racial. Damos todo apoio às ações do Mês da Consciência Negra e participamos das iniciativas contra as formas de segregação racial.

MAIS - Acesse o YouTube do Sindicato. Clique aqui e assista a live na íntegra.


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email