Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 16/11/2023 - quinta-feira

Artigo do Cabeça reforça que a conquista
do 13º salário é graças ao movimento sindical

Estamos próximos da época de pagamento do 13º salário. De acordo com dados do Dieese, o volume total chegará a R$ 291 bilhões. O benefício será pago a 87,7 milhões de brasileiros. Esse é o assunto do artigo semanal do nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) no Guarulhos Hoje de quarta (15).

Com o título "Suor e sangue no 13º salário", ele explica que o mérito da conquista do benefício cabe ao movimento sindical, que ainda nos anos 40 do século passado lutava pelos primeiros Abonos Natalinos. Cabeça diz: "No ano de 1961, o movimento comandou greve geral buscando legalizar o 13º. Os metalúrgicos foram linha de frente daquela greve. Em 1962, o presidente João Goulart tornou o 13º salário direito de todos os trabalhadores brasileiros".

O sindicalismo é a única organização que ajuda a distribuir renda na base. No texto Cabeça afirma que em Guarulhos o 13º injetará R$ 1.378.041,240,31 na economia. "Esse dinheiro irá para o comércio e serviços, reforçando as encomendas à indústria, que poderá manter empregos ou fazer novas contratações", acrescenta Cabeça.

Trabalhador - Preste atenção nos números estupendos do décimo terceiro. Não foi presente que nos deram. Pelo contrário: foram gerações passadas que conquistaram. Portanto, temos o dever moral de reconhecer essa dívida para com aqueles valentes que foram à luta por um décimo terceiro salário.

Cabeça conclui: "Podemos conquistar ainda mais. Como? Se você fortalecer seu Sindicato, contribuir com a entidade, se sindicalizar e participar das lutas sindicais."

MAIS - Acompanhe o Sindicato nas redes sociais. Se preferir ligue 2463.5300 e fale com um dos nossos diretores.






Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email